Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Universo Espiritual

Foto: Divulgação

O sacerdote de Umbanda, Gildener Sousa, fundador e dirigente do Instituto Umbandista a Tenda do Caboclo reuniu um grupo de filhos do Terreiro para uma ação ambiental que recolheu cerca de 1.250 litros de lixo das margens do Ribeirão Taquaruçu, na região do Balneário Lajeiro, no distrito.

“É importante pra nós, umbandistas, zelar da Natureza, preservando esses pontos de força, cada dia mais poluídos, fazendo a nossa parte cuidando e protegendo dos pontos sagrados que são os rios, a terra, as matas, a natureza como um todo”, ressaltou pai Gil, como o dirigente do instituto é conhecido.

Homens, mulheres e até crianças participaram da ação. Cada um levou luvas descartáveis e sacos de coleta de lixo no tamanho de 50L, ao todo 30 pessoas participaram. “Essa é nossa forma de agradecer a Natureza, ao meio ambiente por tudo isso que nos preenche, que ela nos presenteia e nos dá força e conhecimento”, frisou Gildener Sousa.

A ação alcançou cerca de 1 km da margem da TO-030, que liga Palmas ao distrito de Taquaruçu. Alguns dos motoqueiros que fazem parte do grupo de estrada “Cavaleiros de Aruanda”, também participaram. Renato Oliveira, membro do grupo, destacou a importância da ação dizendo que “a questão é que a gente passa pelos lugares e muitas vezes não percebe a quantidade de lixo que está à beira da estrada. Essa iniciativa da Tenda do Caboclo é de suma importância para conscientizar as pessoas. Não vamos jogar lixo não, vamos respeitar a mãe Natureza, vamos levar o nosso lixo no carro, onde precisar, mas não vamos deixar na rua, no rio que passamos horas de lazer, ou em outro lugar qualquer. Depois vêm as enchentes e outros desastres causados por nossas mãos. Vamos respeitar nossos antepassados e, acima de tudo respeitar quem virá depois da gente”, ressaltou.

Morador de Taquaruçu, Samuel Queiroz fez parte da ação do início ao fim. Recebeu os filhos do terreiro A Tenda do Caboclo em sua casa como ponto de partida para a limpeza realizada. “Colhemos muita garrafa de vidro, muito caco de vidro, toco de cigarro, embalagens plásticas de comida, garrafa pet e até fralda descartável usada que trocam nas crianças e deixam na margem das cachoeiras. Isso é muito triste. Isso tudo é falta de consciência das pessoas”, disse Samuel mostrando o lixo que recolheu.

A ação foi iniciada em dos lugares mais procurados nos finais de semana e feriados, a cachoeira do Taquaruçu no ponto chamado de Guaxinin, que fica no Balneário Lajeiro, altura do km 11 da TO-030.