As articulações visando as eleições de 2026 tomam força a partir do segundo semestre deste ano. Eleito presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) Tocantins, o professor Nile Willian divulgou vídeo de agradecimento em sua página oficial do Instagram, nessa terça-feira, 29, oportunidade que defende o combate à extrema direita e garante esforços para a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"É momento de recuperarmos os valores do passado, prepararmos o presente e planejarmos um futuro de protagonismo político. Quero dizer que não há mais momento de divisão e é momento de unidade. Temos que salvar a democracia brasileira, combater a extrema direita e vencer o fascismo. Precisamos reeleger o presidente Lula", destacou.
Nile deve ser empossado no Tocantins logo após Encontro Nacional em Brasília, evento confirmado para o início de agosto. O professor disse em vídeo que seu primeiro ato na condição de presidente da sigla será dialogar com o então presidente estadual do PT, José Roberto Forzani, e com Diego Montelo - segundo colocado na eleição para presidente do partido.
"O PT está aberto a todos e todas que têm compromisso com a classe trabalhadora e quero dialogar com o Diego, com o José Roberto, e todo o grupo, para que o partido caminhe unido e forte nesses próximos quatro anos", afirmou.
Decisão sobre os candidatos do Tocantins
Nile Willian confirmou que visitará todos os diretórios municipais e comissões provisórias. "Precisamos planejar as candidaturas de deputado estadual, deputado federal, senador e governador do Estado do Tocantins".
Ao Conexão Tocantins, o ex-senador e ex-presidente do PT Tocantins, Donizeti Nogueira, disse ver até então três nomes no quadro de candidatos ao Governo do Tocantins: o vice-governador Laurez Moreira (PDT), a senadora Dorinha Seabra Rezende (UB), e o presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres (Republicanos).
Confira o vídeo divulgado por Nile na íntegra: