O mercado brasileiro de hatches compactos vive uma disputa intensa, com modelos que representam parte significativa dos emplacamentos nacionais. Atualmente, o Volkswagen Polo lidera o ranking, mas logo atrás aparece o Fiat Argo, que se consolidou como o segundo mais vendido do segmento. Entre seus principais concorrentes estão o Hyundai HB20 e Chevrolet Onix, terceiro e quarto mais vendidos. Dentro desse cenário competitivo, avaliei o modelo que chega ao mercado na linha 2026 com atualizações voltadas para segurança, conforto e conectividade.
Minha experiência ocorreu principalmente em trechos urbanos, o ambiente mais representativo do uso cotidiano de quem procura esse tipo de modelo. Foram dias de deslocamentos entre compromissos, enfrentando trânsito, ruas estreitas e manobras de estacionamento. Para além desse uso, também fiz uma pequena viagem até Itatiba, interior de São Paulo, local onde realizei as fotos do carro. Nesse trajeto rodoviário, o Argo também se mostrou consistente, confirmando sua vocação para ser um veículo de uso versátil.
O Fiat Argo 2026 apresenta novidades que vão desde ajustes visuais até recursos de tecnologia embarcada. O modelo recebeu faróis Full-LED e de neblina em LED nas versões Trekking e Drive 1.3 AT, enquanto o design em LED nos faróis passou a ser padrão nas demais configurações. Além disso, as versões Drive agora oferecem retrovisores externos na cor preto brilhante.
Foto: Sérgio DiasNo interior, todas as versões do Argo 2026 foram aprimoradas com acabamento escurecido e melhorias de conforto. A central multimídia ganhou destaque ao incluir a função de espelhamento de celular sem fio, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, o que torna a integração com dispositivos mais prática no dia a dia. Esses ajustes colocam o modelo em sintonia com as necessidades atuais do consumidor, que valoriza conectividade e praticidade em seus deslocamentos.
Foto: Sérgio Dias
Foto: Sérgio Dias
Durante a avaliação, utilizei a versão Trekking 1.3 CVT, a mais completa da linha. Essa configuração reforça o posicionamento do Argo como um hatch com perfil mais aventureiro, oferecendo não apenas visual diferenciado, mas também recursos que ampliam o conforto de condução. O câmbio automático CVT mostrou-se adequado ao ritmo urbano, proporcionando trocas contínuas e sem solavancos. Para quem busca dinamismo sem abrir mão da comodidade, essa versão é uma alternativa atrativa dentro do portfólio.
As demais versões também oferecem opções variadas de motorização e equipamentos, de acordo com diferentes perfis de consumidor. O Argo 1.0 é a opção de entrada, voltada a quem procura economia de aquisição e baixo custo de manutenção. O Drive 1.0 amplia o pacote de itens de série, enquanto o Drive 1.3 CVT equilibra desempenho e eficiência para o uso urbano. Já o Trekking 1.3 MT e o Trekking 1.3 CVT oferecem acabamento e equipamentos mais robustos, sendo indicados a quem deseja um hatch compacto com estilo mais ousado.
Foto: Sérgio DiasDo ponto de vista de segurança, toda a linha traz de série sistemas como freios ABS com EBD, controles de tração e estabilidade, airbags e direção elétrica progressiva. Esses itens contribuem para uma condução mais segura e controlada em diferentes situações de uso.
Outro ponto observado na avaliação foi o equilíbrio entre consumo de combustível e dirigibilidade. Nos trechos urbanos, o Argo demonstrou boa eficiência, característica valorizada por motoristas que enfrentam trânsito intenso diariamente. Já nas estradas, mesmo sem ser um modelo de alta potência, conseguiu entregar desempenho satisfatório para ultrapassagens e retomadas, especialmente na versão 1.3 CVT.
O design externo, com linhas que unem funcionalidade e aerodinâmica, também segue sendo um fator de atração para o público. No caso da versão Trekking, o acabamento externo diferenciado contribui para uma percepção de robustez, sem comprometer a proposta de hatch compacto voltado ao uso cotidiano. Essa variedade de versões permite à Fiat atingir diferentes perfis de clientes, desde o consumidor que busca apenas um veículo acessível e eficiente até aquele que valoriza equipamentos e estilo.
Foto: Sérgio Dias
Com essas atualizações, o Fiat Argo 2026 reforça sua competitividade diante de rivais fortes, que também têm ampliado a oferta de versões, motores e pacotes tecnológicos. A escolha do modelo, portanto, passa a depender do perfil de uso e das preferências do consumidor. Para mim, a experiência de conduzir o Argo no ambiente urbano foi o ponto mais relevante, uma vez que evidenciou o quanto o modelo está alinhado às demandas do dia a dia.
Ao final da avaliação, destaco três pontos positivos do Fiat Argo 2026: a conectividade sem fio na central multimídia, que facilita a integração com smartphones; o pacote de segurança, presente em todas as versões; e o conforto proporcionado pelo câmbio CVT nas versões 1.3. Como ponto a ser melhorado, ressalto a ausência de uma opção com motor turbo, já oferecida por alguns dos principais concorrentes do segmento, o que poderia ampliar ainda mais a competitividade da linha.
Notas Rápidas
FPT Innovation Day 2025 apresenta avanços em descarbonização e conectividade
A cidade de Belo Horizonte foi palco, em 2025, da quarta edição do FPT Innovation Day, evento promovido pela FPT Industrial, marca de powertrain do Iveco Group. Com foco em inovação, o encontro reuniu startups, acadêmicos e parceiros para discutir os rumos da descarbonização e da conectividade no setor automotivo da América Latina.
Durante o evento, dois painéis principais nortearam os debates. “Temos um papel fundamental na descarbonização e no cumprimento de metas globais, com grandes oportunidades na região. O futuro do powertrain passa por combustíveis alternativos, que se complementarão de acordo com a missão”, afirmou Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para a América Latina. O primeiro painel abordou os desafios e as oportunidades do uso de Etanol, Biometano e Hidrogênio, com apresentação de casos em que a FPT atua em parceria com universidades e clientes. O segundo painel tratou da digitalização, com foco em ciência de dados, redes neurais e segurança cibernética, aplicados em projetos de telemetria da FPT Industrial e da Iveco.
Librelato aposta no Brasil e investe em nova unidade em São Paulo
A movimentação logística na Grande São Paulo ganhou um novo capítulo com a inauguração do Librelato Center SP, complexo industrial e comercial da fabricante de implementos rodoviários Librelato. Localizado em Guarulhos, o espaço reúne fábrica, concessionária própria, showroom, pátio logístico e centro de serviços em uma área de 27 mil metros quadrados. A operação marca a entrada da empresa no maior mercado consumidor do país com estrutura própria e integrada.
“Essa inauguração representa um marco histórico para a Librelato, que, mesmo diante de um cenário econômico desafiador, reafirma sua confiança no Brasil, em nossos clientes e no setor de transporte”, afirmou Simone Martins, CEO da companhia. O investimento de R$ 10 milhões faz parte do plano de expansão anunciado em 2024, que prevê descentralização da produção e maior proximidade com os principais corredores logísticos da região Sudeste.
Pirelli P Zero vence teste comparativo de pneus
A quinta geração do Pirelli P Zero foi avaliada em um teste comparativo promovido pela revista britânica Auto Express, que colocou nove pneus de verão à prova em diferentes condições de uso. O resultado posicionou o novo modelo da fabricante italiana em primeiro lugar, com destaque para sua dirigibilidade em pisos seco e molhado, além de desempenho em frenagem, resistência à aquaplanagem e ruído de rolamento.
O desenvolvimento do novo P Zero envolveu métodos avançados de engenharia, com uso de inteligência artificial e algoritmos proprietários da Pirelli. Esses recursos permitiram à equipe de pesquisa e desenvolvimento identificar soluções técnicas com maior precisão, otimizando o tempo de produção e reduzindo a necessidade de protótipos físicos. Testes virtuais foram fundamentais para alcançar os resultados observados.
Reconhecimento direto dos transportadores marca trajetória da Dunlop
A celebração dos 66 anos do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística do Rio Grande do Sul (SETCERGS) foi marcada por homenagens a empresas que se destacam no setor. Entre os reconhecimentos, a Dunlop Pneus foi eleita a marca preferida pelos transportadores gaúchos no Prêmio Preferência do Transporte e Logística do RS, consolidando sua presença no mercado regional.
Durante o evento, realizado no Rio Grande do Sul, a Digal Pneus, distribuidora oficial da Dunlop no estado, também foi homenageada ao conquistar o segundo lugar na categoria Revenda de Pneus. “Receber esse prêmio em um evento tão importante como o aniversário do SETCERGS é motivo de grande orgulho para nós. Ele representa o reconhecimento direto dos transportadores e reforça nosso compromisso com a excelência no atendimento e na qualidade dos produtos que oferecemos”, declarou Wilson Luiz Pippi Junior, CEO da Digal Pneus.
Iveco é eleita a montadora mais inovadora do Brasil em 2025
A Iveco foi reconhecida como a montadora mais inovadora do país em 2025 pelo Prêmio Valor Inovação Brasil, consolidando sua posição no setor de veículos de grande porte. A premiação, que avalia empresas com base em critérios como estratégia, cultura, processos e resultados em inovação, destacou a atuação da marca no desenvolvimento de soluções tecnológicas e sustentáveis.
“Essa conquista chancela que inovação não é apenas um discurso, é uma diretriz. Isso só é possível porque nosso time vai além da ideia: aplica, testa, sustenta e faz a inovação acontecer. Esse reconhecimento reflete o trabalho consistente que integra tecnologia e desenvolve soluções inovadoras para o transporte, sempre com foco total no cliente”, afirmou Marcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina.
A picape que reboca quase 10 toneladas chega ao Brasil
A Ram iniciou a comercialização da picape 3500 2025 no Brasil, com preços que variam entre R$ 619.990 para a versão Laramie Night Edition e R$ 679.990 para a Limited Longhorn. A nova linha Heavy Duty foi apresentada com mudanças estruturais e tecnológicas, voltadas ao aumento da capacidade de reboque, conectividade e segurança.
O motor Cummins® 6.7 Turbodiesel High-Output foi atualizado e agora entrega 436 cavalos de potência e 1.458 Nm de torque. O conjunto mecânico inclui câmbio automático de oito marchas TorqueFlite HD da alemã ZF e sistema de tração 4×4 com reduzida, operado eletronicamente. O diferencial foi alongado para 3,42, visando maior eficiência em velocidades de cruzeiro. A capacidade de reboque da Ram 3500 atinge 9.079 quilos, enquanto a carga útil chega a 1.599 quilos.
Nissan confirma Rowland e Nato para a 12ª temporada da Fórmula E
A continuidade de uma parceria que rendeu resultados expressivos na última temporada marca o início da preparação da Equipe Nissan de Fórmula E para o Campeonato Mundial da ABB FIA 2025/26. Oliver Rowland e Norman Nato foram confirmados como os pilotos da escuderia japonesa para a 12ª temporada da categoria elétrica, reforçando a estratégia de estabilidade adotada pela equipe.
“Após um ano de muito sucesso, decidimos manter nossa dupla de pilotos para a 12ª temporada. Estamos ansiosos para consolidar nossas operações enquanto buscamos melhorar ainda mais o trabalho realizado dentro e fora da pista desde que assumimos o controle total de nossas operações no esporte”, afirmou Tommaso Volpe, diretor executivo e chefe de equipe da Nissan Fórmula E. A decisão foi anunciada após a equipe conquistar o terceiro lugar no Campeonato de Equipes da temporada 2024/25, o melhor resultado desde que passou a operar de forma independente.
Lecar inaugura primeira concessionária e apresenta plano industrial
A indústria automotiva brasileira registrou um novo capítulo com a inauguração da primeira concessionária da Lecar, montadora nacional dedicada à produção de veículos híbridos e elétricos. Localizada em São Caetano do Sul, no ABC paulista, a unidade marca o início da operação comercial da marca e simboliza o retorno de investimentos ao berço histórico do setor automotivo no país.
“Com quase seis décadas de atuação no comércio de veículos no ABC Paulista, a Lopes Automóveis torna-se a primeira concessionária oficial da Lecar no Brasil. Localizada em São Caetano do Sul, a nova unidade conta com um showroom completo e está pronta para receber clientes interessados em conhecer detalhadamente os modelos da marca e a operar o inédito sistema de compra programada, que permitirá ao consumidor garantir seu veículo de forma planejada e segura”, declarou Flávio Figueiredo Assis, CEO e fundador da Lecar.
Honda lança hatch de R$ 152 mil com visual agressivo e pacote tecnológico
No cenário automotivo nacional, a chegada de uma nova versão costuma movimentar o mercado e atrair olhares atentos de consumidores e especialistas. A Honda anunciou que, a partir do fim de agosto, o City Hatchback Touring Sport estará disponível nas concessionárias brasileiras, com preço sugerido de R$ 152.800,00. O lançamento marca a expansão da linha 2026 do modelo, com foco em design esportivo e tecnologias voltadas à segurança e conectividade.
A nova configuração foi desenvolvida para atender a um público que valoriza personalização e estilo. Com exclusividade na cor Vermelho Supernova, o modelo incorpora elementos visuais específicos, como teto, antena tipo tubarão, aerofólio, rodas, retrovisores e ponteira de escapamento em preto brilhante. A proposta é oferecer uma alternativa com apelo esportivo, sem alterar a base técnica da versão Touring.
GWM inicia produção nacional com três modelos e centro de P&D
A GWM Brasil oficializou a inauguração de sua primeira fábrica nas Américas e no Hemisfério Sul, localizada em Iracemápolis, interior de São Paulo. A unidade marca um novo capítulo na estratégia de expansão da montadora chinesa, que já possui fábricas completas na Rússia e na Tailândia. Com capacidade para produzir até 50 mil veículos por ano, a planta inicia suas operações com três modelos: o SUV híbrido Haval H6, a picape média Poer P30 e o SUV de sete lugares Haval H9.
Além da produção de veículos, a GWM anunciou a criação de seu primeiro Centro de Pesquisa & Desenvolvimento na América do Sul. O novo centro será construído em um terreno adjacente à fábrica e terá 15.000 m² de área total, com 4.000 m² de área construída. Mais de 60 técnicos e engenheiros atuarão no desenvolvimento de tecnologias flex e na adaptação de veículos globais às condições brasileiras. “O novo centro contará com uma estrutura técnica de ponta, com laboratórios de última geração para desenvolvimento de sistemas híbridos e elétricos, combustíveis de nova geração e inteligência artificial”, explicou Parker Shi, presidente da GWM International.