Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Um dos meses mais quentes e secos do ano no Tocantins é setembro. Para enfrentar esse clima, é necessário tomar alguns cuidados visando resguardar a saúde. Nesses dias, considerando alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é preciso atenção redobrada. Aviso vermelho desta quarta-feira, 10, aponta grande perigo por baixa umidade em 27 municípios do Estado. 

O alerta vermelho, com validade até as 18 horas de hoje, prevê umidade relativa do ar abaixo de 12%, com riscos potenciais de incêndios florestais e à saúde (doenças pulmonares, dores de cabeça e etc).

Entre as instruções recomendadas pelo Inmet, estão:

  • Beba bastante líquido.
  • Atividades físicas são nocivas em tal tempo seco.
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
  • Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
  • Evite bebidas diuréticas (café e álcool).
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Os municípios atingidos pelo alerta são os seguintes: Almas, Alvorada, Araguaçu, Arraias, Aurora do Tocantins, Cariri do Tocantins, Combinado, Conceição do Tocantins, Dianópolis, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Jaú do Tocantins, Lavandeira, Natividade, Novo Alegre, Novo Jardim, Palmeirópolis, Paranã, Peixe, Ponte Alta do Bom Jesus, Sandolândia, São Salvador do Tocantins, São Valério, Sucupira, Taguatinga, Taipas do Tocantins e Talismã.

Quase todo o Estado em alerta

Quase todo o Tocantins está em alerta para baixa umidade do ar. Além do vermelho, que é o mais grave, um laranja e um amarelo estão direcionados ao Estado. 

Apenas uma pontinha do Tocantins está fora da abrangência dos alertas: região de Buriti e Esperantina, no Bico do Papagaio. 

O laranja

O alerta laranja, com validade até as 19 horas desta quarta, prevê umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%, com risco de incêndios florestais e à saúde (ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz).

O amarelo

O alerta amarelo, com validade até as 10 horas de quinta-feira, 11, prevê umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%, com baixo risco de incêndios florestais e à saúde.