Uma nova edição do livro "O Socialismo e as Igrejas", escrito por Rosa Luxemburgo, será lançada em Palmas na próxima quarta feira, 17, às 19h30, no Sindicato dos Trabalhadores Eletricitários (na 103 Norte). O evento contará com a participação da professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Patrícia Orfila, e da militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Joice Silva.
O livro trata da história do cristianismo desde a época dos apóstolos, também chamado de comunismo cristão. A obra fala sobre a ação de padres e bispos na defesa dos ricos contra a organização dos trabalhadores e trabalhadoras.
Hílton Faria é o editor de O Socialismo e as Igrejas. O livro poderá ser adquirido no local de lançamento, por R$ 25 reais.
Confira trecho do livro a seguir:
"É com extraordinário vigor que o clero combate os socialistas e tenta, por todos os meios, minimizá-los aos olhos dos trabalhadores. Os crentes que vão à igreja, nos domingos e dias festivos, são compelidos, cada vez com mais frequência, a ouvirem um violento discurso politico, uma verdadeira denúncia do Socialismo, em vez de ouvirem um sermão e nele obterem uma consolação religiosa. Em vez de confortarem as pessoas que estão cheias de preocupações e cansadas pela vida dificil, e que vão à igreja com fé no Cristianismo, os padres fulminam os trabalhadores que estão em greve e os opositores do Governo, e ainda mais, exortam-nos a suportar a pobreza e a opressão com humildade e paciência. Transformaram a igreja e o púlpito num lugar de propaganda política. E, se Cristo aparecesse hoje na terra, atacaria com certeza os padres, os bispos e arcebispos que defendem os ricos e vivem explorando os desafortunados, como outrora atacou os comerciantes que expulsou do templo para que a presença ignóbil deles não maculasse a Casa de Deus".