Em setembro, o Sesc Gurupi apresenta a exposição “Mutação”, da artista Amanda Gomes Coelho. A abertura e bate-papo com a artista acontece no dia 18 de setembro, à partir das 19h, na Galeria Sesc de Artes do Centro de Atividades Gurupi. A entrada é gratuita e o período de visitação segue até 19 de outubro.
Um verdadeiro convite a mergulhar em um processo contínuo de transformação, onde corpo, matéria e imagem se fundem em uma narrativa sensorial e poética. A exposição articula uma série de foto-performances e uma instalação ativada por performance, revelando um ser em transição. Nesse sentido, a artista coloca seu corpo em constante mutação, incorporando a instabilidade do ser humano.
Tendo como inspiração as obras e performances de Marina Abramović e Tunga, Amanda Gomes propõe uma poética da impermanência, onde o gesto performativo é também gesto de resistência e reinvenção.
Sobre a artista
Amanda Gomes é uma multiartista que atua no campo das artes cênicas, visuais e circenses. Em sua trajetória profissional, trabalhou em cerca de 4 espetáculos com o Grupo Galpão. Também atuou na área televisiva, em séries, curtas-metragens, comerciais e na produção de arte de grandes eventos, incluindo shows. Arquiteta de formação, viveu um período em Nova York, expandindo sua atuação para a fotografia e design gráfico, e na Índia, atuando no design de mobiliários e objetos.
Ao longo de sua carreira artística, produziu uma exposição de arte no Museu de Arte da Pampulha (MAP) e no Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), em Belo Horizonte. Através de seus trabalhos autorais, Amanda integra corpo, cultura e resgate de sua ancestralidade por meio de foto performances, pinturas e instalações artísticas, utilizando todo o repertório que cultiva há anos em sua trajetória.