Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Freepik/@evening_tao

Foto: Freepik/@evening_tao

Pelo oitavo mês consecutivo, a Construção Civil registrou resultados positivos na geração de empregos. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nessa segunda-feira (29) pelo Ministério do Trabalho e Emprego mostram que em agosto o setor criou 17.328 novos empregos com carteira assinada - sendo 7.001 na construção de edifícios, 5.072 nas obras de infraestrutura e 5.255 em serviços especializados para a Construção.

Economista-chefe da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos, explica que a geração de empregos no setor é relevante para a economia brasileira como um todo. “O processo produtivo da construção é longo e, por isso, os lançamentos e as vendas de anos mais recentes continuam proporcionando a criação de novos postos de trabalho. Entretanto, o setor permanece preocupado com o cenário caracterizado por um alto patamar de juros, que acaba inibindo ou adiando novos investimentos”, pontua.

Entre janeiro e agosto, a construção já criou 194.545 novos postos de trabalho, o que correspondeu a 12,95% do total das novas vagas geradas no país (1.501 milhão) no período. No ano passado, foram criados 214.676 novos empregos no mesmo período. Com esse resultado, a construção encerrou o oitavo mês do ano com 3,052 milhões de trabalhadores formais e se aproximou ainda mais do seu recorde histórico, de 3,074 milhões de pessoas, registrado em outubro de 2013.