A chef Ruth Almeida, referência em gastronomia afroindígena e idealizadora do projeto Raízes Gastronômicas, acaba de anunciar uma nova fase de sua trajetória profissional. A partir deste mês, Ruth passa a integrar a equipe da Casa de Cultura Viva Arouche, no centro de São Paulo (SP), em sociedade com a empresária, cantora lírica e dançarina de danças brasileiras Luciene Weiland, responsável pela direção do espaço.
No novo projeto, Ruth assume a curadoria gastronômica da casa, apresentando um cardápio especial inspirado na culinária amazônica e nos sabores do Brasil profundo, resultado de anos de pesquisa e vivência com comunidades tradicionais. As receitas, que fazem parte do acervo do Raízes Gastronômicas, valorizam ingredientes como cupuaçu, açaí, baru, jambu e castanha-do-pará, traduzindo a riqueza da sociobiodiversidade brasileira em experiências à mesa.
Para marcar o lançamento da parceria, a chef recebeu convidados no último sábado, dia 18, para um café da manhã de inauguração. O cardápio trouxe delícias como bolo de cupuaçu, pão de açaí, pão de baru e paçoca de carne de sol, além de outras criações autorais que unem tradição, memória e afeto. “Este café é mais que uma refeição: é uma forma de contar histórias, de aproximar as pessoas da floresta e das origens da nossa culinária”, destacou Ruth durante o evento.
Na semana anterior, Ruth também promoveu um encontro especial para convidados, que contou com a presença do jornalista Leão Lobo, entre outros nomes do cenário cultural e gastronômico paulistano. O evento, realizado na própria Casa Viva Arouche, antecipou algumas das experiências que o público poderá vivenciar com a nova proposta, marcada pela fusão entre cultura, ancestralidade e inovação culinária.
A chegada da chef à Viva Arouche fortalece a proposta do espaço de unir arte, cultura e gastronomia, transformando o local em um ponto de encontro multicultural no coração de São Paulo. Segundo Luciene Weiland, a parceria representa “a celebração da diversidade brasileira em todas as suas expressões — da música e da dança aos sabores que nascem da terra e da ancestralidade”.
O público poderá conhecer o novo cardápio da Casa de Cultura Viva Arouche nas próximas semanas, em eventos especiais e experiências gastronômicas conduzidas por Ruth Almeida e sua equipe, que conta com produção cultural de Tony Almeida.
Casa Arouche
O Casarão multicultural foi construído em 1905 e renovado para o futuro. O espaço acolhe eventos corporativos e culturais com um polo de arte e criatividade no centro de São Paulo.
Chef Ruth
Nascida em Porto Franco (MA) e criada na região do Bico do Papagaio (TO), Ruth Almeida é filha dos trabalhadores rurais que formavam uma família de nove irmãos. Foi quebradeira de coco, doméstica, cuidadora de crianças, merendeira em escolas públicas e cozinheira em hotéis. Em 2016, participou do reality show “Cozinheiros em Ação”, do Canal GNT, e garantiu a terceira colocação, ao produzir no programa pratos que valorizam a culinária brasileira e da roça, definido pelo chef francês e apresentador do programa, Olivier Anquier, como uma “cozinha de amor”.
De lá pra cá, foi consagrada com diversos prêmios na área de gastronomia, como o título de Melhor Chef de Cozinha do Tocantins, pelo Prêmio Dolmã 2018, considerado o Oscar da gastronomia brasileira; representante da região Norte na 2ª edição do “Fórum Turistc Brasil”, um dos mais consagrados eventos de turismo da América Latina; homenageada no projeto Cozinhas Brasileiras, do restaurante Arpoador (RJ), e participante do festival Fartura Brasil há três anos.