O governador do Tocantins, Laurez Moreira, acompanhado da primeira-dama e desembargadora, Ângela Prudente, participou nessa quinta-feira, 13, da cerimônia de posse da nova reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Maria Santana, e do vice-reitor, Marcelo Leineker.
A solenidade, realizada no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), em Palmas, marcou um momento histórico para a instituição e para o estado, com a posse da primeira mulher negra a ocupar o cargo de reitora da universidade.
Comprometida com o fortalecimento do ensino, da pesquisa, da extensão e com a promoção de uma universidade pública cada vez mais acessível, inclusiva e conectada à transformação social, a nova gestão foi eleita no dia 28 de maio deste ano e ficará à frente da UFT pelo período de quatro anos.
Durante a cerimônia, Laurez ressaltou o papel fundamental da educação superior pública para o desenvolvimento do Tocantins e parabenizou a nova gestão pela trajetória acadêmica e pelo compromisso demonstrado com a qualidade do ensino. “Eu fico muito feliz em participar deste momento tão importante na vida da professora Maria Santana, do professor Marcelo Leineker e de todos os tocantinenses. Parabenizo os empossados e reforço que estaremos juntos pela educação do estado”, pontuou.
A reitora da UFT, Maria Santana, reafirmou o compromisso com uma universidade inclusiva e socialmente transformadora. “Sou tocantinense, formada aqui e vejo minha trajetória como prova de que as pessoas do nosso estado podem alcançar espaços de liderança. Quero que nossos estudantes e a comunidade saibam que é possível chegar longe pela educação, todos podemos transformar realidades e ocupar lugares de decisão”, enfatizou.
Foto: Márcio Vieira/Secom-TOO vice-reitor da universidade, Marcelo Leineker, reforçou que o trabalho conjunto será o marco da nova gestão. “Ter uma reitora tocantinense, negra, da educação, acrescenta uma visão fundamental ao nosso trabalho. Meu compromisso com a professora Maria Santana é oferecer todo o suporte necessário na universidade”, evidenciou.
Momento histórico
A secretária de Estado da Mulher, Larissa Carlos Rosenda, que também responde interinamente pela Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir), celebrou a posse da nova reitora como uma vitória para as mulheres negras. “O Governo do Tocantins trabalha com foco na parceria com a universidade. Acreditamos que a educação abre portas, especialmente para a comunidade negra. Agora, com alguém que compreende os nossos anseios, fica muito mais fácil fortalecer essa construção”, pontuou.
A comunidade acadêmica também celebrou o momento. A estudante do 4º período de Economia na UFT Letícia Silva Alves destacou a relevância de ter uma reitora negra à frente da instituição. “Ver uma mulher negra em um cargo tão importante é inspirador, isso mostra para mim, para minhas colegas e para quem ainda vai chegar que também podemos alcançar esses espaços”, declarou.
Foto: Márcio Vieira/Secom-TOMaria Santana
A reitora Maria Santana Ferreira dos Santos Milhomem nasceu na zona rural de Dianópolis, no sudeste do Tocantins. Graduada em Pedagogia pelo Instituto Luterano Superior de Palmas e mestre pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), desenvolveu pesquisas sobre a comunidade indígena Xerente. Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), ampliou seus estudos sobre os povos indígenas no Tocantins. Ingressou na Universidade Federal do Tocantins (UFT) em 2011 como docente de Pedagogia e, entre 2016 e 2025, atuou como pró-reitora de Extensão e Cultura.
Marcelo Leineker
Marcelo Leineker é graduado, mestre e doutor em Física pela Universidade de Brasília (UnB). Professor associado IV da Universidade Federal do Tocantins (UFT), atua no curso de bacharelado em Ciência da Computação. Na instituição, já exerceu as funções de vice-diretor do Câmpus de Palmas, entre 2015 e 2018, e de diretor do mesmo câmpus, de 2018 a 2021. (SecomTO)



