Para marcar o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, o Movimento Negro Unificado (MNU) – núcleo Tocantins – realiza a Feijoada da Ancestralidade, um encontro dedicado à celebração da cultura negra, do fortalecimento das lutas por igualdade racial e da valorização da história e memória do povo negro. O evento acontece a partir das 9 horas, no Clube da Assemp, em Palmas.
A iniciativa, que também celebra os 47 anos de fundação do MNU, reforça o compromisso do movimento com a construção de uma Palmas mais justa, afetiva e igualitária. A feijoada terá contribuição simbólica de R$ 30, e todo o valor arrecadado será destinado ao apoio de um companheiro do movimento que enfrenta dificuldades, fortalecendo a prática do cuidado coletivo, uma marca da atuação do Movimento Negro.
A programação reúne música, poesia, dança e expressões culturais que dialogam com a ancestralidade e a resistência. Entre as atrações confirmadas estão:
* Grupo Samba de Santo
* Samba da Fecatins
* Roda de Capoeira
* Recital de Poesia
* Hugo Samambaia (bandolinista)Forrozinho com Lorramito Furacão
A Feijoada da Ancestralidade é um convite para que a comunidade palmense se una em um momento de celebração, conscientização e solidariedade. “O Movimento Negro é união, ação e cuidado coletivo”, reforçam os organizadores.

