Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Ascom Câmara de Gurupi

Foto: Ascom Câmara de Gurupi

O Poder Legislativo de Gurupi, em uma inédita parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou no último sábado (29) o seu primeiro Casamento Comunitário. O evento, que oficializou a união de aproximadamente 88 casais, reuniu cerca de 4.000 pessoas no templo matriz da Assembleia de Deus Ministério Madureira.

A iniciativa teve como principal objetivo garantir o direito à convivência familiar e assegurar os direitos civis de casais que, muitas vezes, não têm condições financeiras para arcar com as taxas cartorárias do casamento civil. A gratuidade do processo foi um dos pilares da ação, que contou com o apoio essencial do Cartório de Registro Civil da cidade.

O ambiente foi de pura emoção, com noivos e noivas, acompanhados por familiares e amigos, celebrando a oficialização de suas histórias de vida e compromisso. A cerimônia ecumênica foi conduzida pelo pastor Presidente da Assembleia de Deus, Antônio Baltazar, e o ato civil foi formalizado pelo juiz da paz Roffer Pereira Virgulino.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Ivanilson Marinho, destacou a importância da sinergia entre os poderes. “Esta ação demonstra que, quando o Legislativo e o Executivo trabalham juntos em prol do interesse público, quem ganha é a população. Fortalecer os laços familiares é fortalecer a base da nossa sociedade. Hoje é um dia de festa, de gratidão, e principalmente de união, e o parlamento gurupiense se sente honrado com a confiança de cada casal em realizar um evento tão importante como esse na vida de cada um deles,” disse Ivanilson.

A prefeita Municipal, Josi Nunes, reforçou o compromisso social da gestão. “Estamos realizando sonhos e, mais do que isso, nossa gestão tem se dedicado em cuidar das pessoas e do fortalecimento das famílias. Ver a felicidade no rosto de cada casal e de seus convidados, que lotaram esse espaço, é a prova de que valeu a pena cada esforço,” ressaltou Josi.

Foto: Ascom Câmara de Gurupi 

Entre os casais que disseram “sim” na cerimônia histórica, a emoção de dona Ildenê Pereira e Seu Alailson Oliveira reflete o principal objetivo do casamento comunitário: garantir a segurança jurídica e a dignidade familiar, independentemente da situação econômica, mostrando que o amor pode, sim, vencer as barreiras burocráticas e financeiras. “Estamos felizes e satisfeitos em poder selar nossa união em um casamento tão bonito como esse. Queremos agradecer a todos os envolvidos, e principalmente a Câmara Municipal, por proporcionarem a realização do nosso sonho que era de casar na igreja. Hoje ele se realizou”.

O evento, que superou as expectativas de público, com uma estimativa de 4.000 pessoas presentes, marcou o início de um programa que a Câmara de Vereadores e a Gestão Municipal pretendem institucionalizar e realizar anualmente, como uma política pública permanente. A iniciativa reforça a importância de parcerias entre diferentes instituições para a promoção de ações de grande impacto social no município.

 Foto: Ascom Câmara de Gurupi