Com o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer, incentivar a prevenção e garantir o acesso ao tratamento adequado, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES/TO) chama atenção para a importância do diagnóstico precoce no Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado nesta quarta-feira, 4.
O câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, capazes de invadir tecidos e órgãos. Essas células podem formar tumores e, em alguns casos, espalhar-se para outras regiões do corpo. Identificar a doença precocemente aumenta significativamente as chances de cura e pode reduzir a necessidade de tratamentos mais agressivos.
De acordo com dados do painel Oncologia Brasil, somente em 2025 foram registrados 3.253 novos casos de câncer no Tocantins. Em nível nacional, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima cerca de 704 mil novos casos por ano no triênio 2023–2025, reforçando a relevância do tema para a saúde pública.
A médica oncologista Yasminne Rabaioli destaca que o diagnóstico precoce faz toda a diferença na vida do paciente. “Essa data é importante para reforçar que quanto mais cedo à doença é descoberta maiores são as chances de cura e menores as indicações de tratamentos mais avançados. Sabemos que o diagnóstico de câncer vem acompanhado de medo, e nós, da equipe do Hospital Geral de Palmas, estamos preparados para acolher, esclarecer dúvidas e iniciar o tratamento o mais rápido possível”, afirmou.
A prevenção continua sendo uma das principais aliadas no combate ao câncer. A realização periódica de exames preventivos, como o papanicolau, a colonoscopia e a tomografia de tórax de baixa dosagem, permite identificar lesões precursoras antes que a doença se desenvolva.
Histórias como a da paciente Maria do Socorro Rodrigues reforçam a importância do cuidado contínuo e do acolhimento no tratamento. “Descobri em 2023, após uma mamografia e outros exames. Fiz a biópsia e iniciei o tratamento aqui na oncologia do HGP. Desde então, só tenho gratidão. A equipe é maravilhosa, sempre me tratou muito bem”, relatou emocionada.
Maria do Socorro retribui o cuidado recebido por meio do trabalho voluntário no hospital. “Eu sirvo lanches para os pacientes e faço isso com muito amor. Sinto que é um chamado para servir e cuidar das pessoas, assim como fui cuidada aqui. É uma forma de agradecer e de levar um pouco de carinho para quem está passando pelo que eu passei”, afirmou.
Além do atendimento médico, ações de apoio emocional também fazem parte da rotina hospitalar. Demerval Barros, voluntário que atua desde 2017, compartilha sua experiência levando mensagens de fé e esperança aos pacientes. “Venho cantar, conversar e acalmar as pessoas, dizendo que é uma fase e vai passar. Eu também tive câncer e fui curado. Muitas bênçãos aconteceram na minha vida”, contou.
Assistência pela rede pública
No Tocantins, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento gratuito para pacientes com câncer, incluindo quimioterapia, radioterapia, braquiterapia, cirurgias oncológicas e cuidados paliativos. Esses serviços estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde, na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Geral de Palmas (HGP) e no Hospital Regional de Araguaína (HRA).

