Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins, representado pelo diretor de Execuções de Política das Águas, Ricardo Carreira, participou nesta quinta-feira, 2, da consulta pública em Paranã, Sudeste do Estado. O evento teve como finalidade apresentar à comunidade local a proposta de implantação do Plano de Bacia Hidrográfica do Rio Palma, bem como mobilizar a população a integrar o projeto, com ações participativas de representantes de cada município que abrangem o entorno do rio Palma.

O encontro, conforme um dos consultores responsáveis pela implantação do plano, Alex Gama, foi o primeiro passo para fundamentar, orientar e mobilizar a população local, além de diagnosticar as principais necessidades da população, buscando diretamente neste público os problemas existentes e quais as soluções viáveis para melhorar a distribuição de água e, conseqüentemente, assegurar uma melhor qualidade de vida aos moradores.

No encontro ficou definida a criação de um grupo de trabalho composto por 11 membros que, além de atuar na disseminação, irá colaborar no plano. Dentre eles, o secretário municipal de Meio Ambiente, Jacirênio Nunes da Silva, o vereador Domingos da Cunha e alguns lavradores, classe de trabalhadores mais prejudicada pela seca da região. "Este projeto é uma grande riqueza para o nosso município, pois sofremos com a falta de água", frisou Alcides Tolentino, um dos lavradores presentes.

A reunião terminou nesta tarde com a visita à fazenda Boa Esperança, onde os consultores verificaram o sistema de barragem implantado na propriedade

As atividades terão continuidade com o trabalho de técnicos da empresa Gama Engenharia, que percorrerão toda a região ao logo do rio, levantando problemas, necessidades e carências. Eles também irão realizar pesquisas sobre a qualidade da água e do solo. Posteriormente, os técnicos encaminharão um relatório ao governo do Estado apontando soluções e sugestões.

Consultas

Nesta sexta-feira, 3, em Taipas, será realizada uma nova consulta pública sobre a construção do Plano de Bacia Hidrográfica do Rio Palma. A reunião terá a participação de representantes do município de Conceição do Tocantins.

Na segunda-feira, 6, a reunião acontecerá em Ponte Alta do Bom Jesus, com a presença de gestores dos municípios de Novo Jardim e Dianópolis, e, na terça-feira, 7, em Combinado, com a presença de moradores dos municípios de Aurora, Lavandeira e Novo Alegre.

Da redação com informações da Secom