Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O município de Dois Irmãos, Oeste do Tocantins, comemorou 44 anos de emancipação política nesta terça-feira, 4, em uma programação que reuniu o governador Marcelo Miranda (PMDB), cinco prefeitos da região deputados estaduais e que beneficiou a população com a entrega de R$ 1,2 milhão em obras estaduais.

O evento faz parte da Agenda Positiva do governo estadual. Em sua passagem pelo município, o governador inaugurou 62 casas populares, 25 mil metros de asfalto e a reforma e ampliação do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco.

Marcelo Miranda também acompanhou o prefeito João Carlos Martins (DEM) na inauguração de uma praça com espaço infantil e para a prática de esporte (obra do município), na abertura dos Oitavos Jogos Estudantis de Dois Irmãos e na apresentação do memorial do município. Coordenado pelo Colégio Castelo Branco, o memorial visa promover o resgate da história do município, que surgiu a partir da descoberta de um garimpo de cristal de rocha. Hoje, o município tem o 10° maior rebanho de gado e é um dos maiores produtores de banana do Estado.

Durante as inaugurações, o governador destacou a importância da parceria com as prefeituras, visando o bem-estar do cidadão, citando como exemplo o setor Bela Vista, que já surgiu com 50 casas populares, pavimentação asfáltica e iluminação. E isso não acontece só na área de habitação, mas também na saúde, na educação e na infra-estrutura básica dos municípios. Juntos, o governo, prefeituras, parlamentares, estamos trabalhando em prol da comunidade do interior, avaliou Marcelo Miranda.

É o caso de Iracema Rosa Pereira, que, aos 53 anos, começa a morar em sua casa própria, no setor Bela Vista, após morar em diversas fazendas e na casa de amigos, junto com o marido e a filha. "Só Deus sabe o quanto tenho a agradecer por esta casa, disse.

O prefeito de Dois Irmãos considerou imprescindível a parceria do governo do Estado para que o município possa tocar as obras. É muito difícil trabalhar quando se tem apenas os recursos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), mas temos um governo que não olha apenas para a capital, mas que traz benefícios para o interior todos os dias e faz as coisas acontecerem, avaliou João Martins.

Fonte: Secom