Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

O Brasil passou de terceiro para o segundo lugar em número de usuários do Second Life e agora também tem a maior concentração de instituições superior numa mesma ilha.

A Ilha Vestibular Brasil é como um condomínio, tendo ruas e lotes onde cada centro educacional pode construir seus prédios e oferecer os seus serviços, como informações sobre a instituição, cursos on-line, brindes virtuais e etc.

A iniciativa da Ilha Vestibular Brasil é da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) em parceria com as empresas Garcix Inovações e Cafeína Estúdio Criativo. O projeto será lançado oficialmente no dia 11 de setembro, às 18h30min, na sede da ABMES, em Brasília.

Ambiente Virtual

Para os que acreditam no sucesso da união entre a educação e o Second Life, o ambiente virtual vai além de um meio de comunicação, tornando-se mais um espaço para o ensino-aprendizagem, visto que possibilita a interação entre as pessoas.

O idealizador do empreendimento virtual, Ilha Vestibular Brasil, é o professor Maurício Garcia, especialista em Gestão Educacional que já atua há mais de 20 anos no Ensino Superior e que é também proprietário da Garcix Inovações, empresa criada no intuito de produzir propostas inovadoras para o ambiente educacional.

Segundo Maurício Garcia, a Ilha Vestibular Brasil é principalmente um espaço destinado a quem deseja ingressar no ensino superior. "As pessoas poderão interagir conhecendo escolas e pessoas por todo Brasil, facilitando assim o processo de escolha de onde estudar", disse ele.

A adesão foi maciça. O projeto original da ilha era de 65.000 m², mas devido a grande procura, a ilha já foi ampliada para 130.000 m². "Até agora vinte e duas instituições confirmaram sua presença na Ilha e esperamos chegar a quarenta até o final da semana que vem", completou Maurício Garcia. Veja a lista completa no final da matéria.

"É a maior concentração de instituições de ensino superior que se tem notícia, dentro do Second Life", disse Roberta Alvarenga, Diretora do Cafeína Estúdio Criativo, empresa que é parceira no empreendimento e tem no currículo empresas como: Globo, TAM, FGV, SENAC e são os responsáveis pela idealização e construção da Ilha Berrini e agora também assinam o projeto da ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil, dentro da Ilha Vestibular Brasil.

Construído em uma área de 2048 m², o prédio virtual da ESAB será inaugurado na próxima terça-feira, dia 11 de setembro, durante o lançamento oficial da Ilha Vestibular Brasil, na sede da ABMES em Brasília e promete ser um dos destaques da ilha.

Second Life

O Second Life é um ambiente virtual e tridimencional que simula em alguns aspectos a vida real e social humana. Dependendo do tipo de uso pode ser encarado como um jogo, um mero simulador, um comércio virtual ou uma rede social.

O nome "second life" - segunda vida - pode ser interpretado como uma "vida paralela", uma segunda vida além da vida real. Esse ambiente virtual tem recebido ultimamente muita atenção da mídia internacional, principalmente as especializadas em informática, pois o número de usuários cadastrados e também os ativos têm crescido significativamente.

O sistema possui um sistema de moeda próprio chamado Linden Dollar (L$), levando o mesmo nome da empresa mantenedora (Linden), que obviamente não tem valor algum direto no "mundo real". Apesar de não ter valor real direto, os Linden Dollar podem ser convertidos para dólares americanos (reais) e também é possível comprar Linden Dollar através do site por Paypal ou cartão de crédito internacional, respeitando sempre os limites pré-estabelecidos pela administração do sistema.

A moeda virtual tem valor flutuante em relação ao dólar americano, ou seja, seu valor pode variar a qualquer momento. Em 25 de maio de 2007 cada (R$) estava valendo cerca de L$ 129,85, ou ainda cada Linden Dollar estava valendo aprox. R$ 0,0077 (menos de um centavo de real).

Instituições confirmadas na Ilha Vestibular Brasil

Anhanguera Educacional; Centro Universitário Belas Artes de São Paulo; Centro Universitário do Espirito Santo - UNESC; Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS/MG, Centro Universitário Monte Serrat - Unimonte, Centro Universitário Radial, Centro Universitário UNA, COC Sistema de Ensino, ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil, Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Faculdades Integradas Hélio Alonso - FACHA, Faculdades Nordeste - Fanor, Fundação Getúlio Vargas de São Paulo - FGV/SP, Instituto Catarinense de Pós-Graduação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, Senac São Paulo, Universidade Anhembi Morumbi, Universidade Tuiuti do Paraná.

Da redação com informações ESAB