Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foram presos, na tarde desta terça-feira, 11, pela Polícia Civil de Guaraí, quatros acusados de praticarem crimes pela Internet nos Estados de Tocantins, Maranhão e Pará. O empresário Charles Ricardo Campos, 31 anos, foi preso na cidade de Guaraí, e outros três, sendo Fabio da Silva 23 anos, ex-cabo do exército, conhecido como "Riquinho", Thiago Mateus Rodrigues Rabelo, desempregado, 22 anos e Maurino da Silva, 26 anos foram presos em Marabá – PA e recambiados para o 1º Distrito Policial de Guaraí.

Outro acusado de integrar a mesma quadrilha, Roberto Vinicius Felizardos de Oliveira, foi indiciado duas vezes pelos mesmos crimes em Augustinópolis e encontra-se foragido.

Segundo o delegado que está cuidando do caso, Manoel Laeldon do Nascimento, os acusados foram presos por meio de investigações que começaram ainda em Fevereiro, durante a Operação Patrão Forte.

Com os acusados foram apreendidos 430 boletos bancários, com valores diversos, e três CPU’s, que foram encaminhados para a Polícia Técnica, setor de perícia do Departamento de Crimes Informatizados. Um laudo preliminar detectou programas que capturavam informações bancárias, inclusive com senha secreta de vários bancos como Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica e Nossa Caixa, como também programas que acessavam os Departamentos Jurídicos destas instituições quitando os boletos.

De acordo com Nascimento, essa modalidade de hackers, são recrutados por empresários para quitar duplicatas diretamente no sistema sem que haja efetivo dinheiro.

Os acusados foram encaminhados para a Casa de prisão de Guaraí onde permanecerão à disposição da justiça.

(Fonte: Assessoria de Imprensa SSP-TO)