Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

foi realizado no dia 11 de setembro o lançamento da Ilha Vestibular Brasil no programa interativo denominado Second Life. O projeto envolve as mais bem conceituadas instituições de ensino do Brasil, contando com nomes como Fundação Getúlio Vargas, PUC/SP, Senac São Paulo, Universidade Anhembi Morumbi e ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil.

Idealizado pela empresa Garcix Inovações em parceira com a ABMES e Cafeína Estúdio Criativo, trata-se da maior concentração de instituições de ensino superior em uma mesma ilha. Antes mesmo de ter sido lançada oficialmente a ilha já encabeçava a lista nos resultados de busca do Second Life das palavras "educação", "universidade", "faculdade" e "vestibular".

O evento foi apresentado pelo Prof. Maurício Garcia, gestor do projeto, que atraiu muitos associados e interessados pelo assunto, lotando o auditório da ABMES. Durante a apresentação foi esclarecido o funcionamento do programa interativo Second Life e mostrada toda a estrutura da ilha, que é formada por prédios das instituições e outros relacionados a entretenimento.

A construção que mais se destacou neste projeto foi da ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil, que foi representada no evento pelo Diretor Presidente da ESAB, Prof. Nildo Ferreira e pelo Diretor Nacional, Prof. Júlio César C. Ferreira. O prédio virtual dispõe de uma arquitetura moderna e de vários ambientes como salas de aula, biblioteca e auditório que simulam uma instituição de ensino superior. Todos esses ambientes são dotados de objetos funcionais e interativos, que proporcionam aos alunos várias atrações como downloads de conteúdos acadêmicos, vídeos-aula, palestras, acesso e matrícula em cursos, brindes e outros.

O acesso aos prédios da ilha Vestibular Brasil já está disponível aos residentes do Second Life, e há expectativa de uma grande movimentação na ilha, que deverá atrair interessados em cursos superiores, além de acadêmicos de todo o Brasil.

Faça um tour em http://br.youtube.com/watch?v=1qGi00V8aec

Da redação com informações ESAB