Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

e dos Pescadores Artesanais.

O evento, organizado pelo governo do Estado, por meio da Seagro – Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, em parceria com o MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, Prefeitura Municipal de Caseara e Associação de Pescadores Artesanais daquele município, superou as expectativas no primeiro dia de programação.

Com esse evento, o Ruraltins desenvolve junto aos agricultores a possibilidade de comercializar e divulgar os seus produtos, além de oferecer a oportunidade de aprender novas técnicas com os mini-cursos e treinamentos por meio das palestras e cursos ministrados pelo Ruraltins e parceiros.

Para o presidente do Ruraltins, Sebastião Pelizari Junior, a realização de feiras para um público de agricultores familiares, e a população em geral, desenvolve a oportunidade de comercialização dos produtos. "É o Ruraltins atuando fora da porteira, como os agricultores familiares esperam", disse ele.

Produtos

A variedade de produtos oferecidos na feira é grande e impressiona. São hortaliças, doces, artesanatos, frangos e peixes. Para a artesã da Associação da Cooperativa Vale do Cantão Ana Lúcia da Silva Macedo, que participa da feira com outras três artesãs, a expectativa de venda e divulgação dos produtos é grande. Elas apresentam arranjos florais, colares, brincos, cestas de talos de buriti e outros artesanatos, todos feitos a partir de recursos naturais da região onde moram. Já a agricultora familiar Arilene Dias de Souza levou doces e compotas, das frutas típicas do cerrado. "Aproveitamos sempre a estação de cada fruta pra fazermos nossos doces e compotas", afirmou.

A Colônia de Pescadores de Caseara apresenta na feira diversas iguarias produzidas de derivados do pescado da região, principalmente do Araguaia e afluentes. Segundo o presidente da entidade, Pedro Guilherme do Nascimento, o apoio do Ruraltins é muito importante, principalmente nas realizações das feiras e eventos de grande participação da comunidade. "É aqui que temos a oportunidade de apresentar nossos produtos à comunidade", lembrou. O evento está previsto para terminar na tarde deste sábado 22. Participam agricultores familiares dos onze assentamentos de Caseara e região.

Secom

Tags: Pecuária, campo