Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), através da Corregedoria Regional Eleitoral, definiu na última terça-feira, 3, o calendário e as normas para a realização da revisão do eleitorado em 35 municípios do Tocantins, determinada recentemente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em razão de discrepâncias entre o número de eleitores e a população nestas localidades.

A revisão eleitoral começa no próximo dia 22 de outubro e se encerra no próximo dia 20 de novembro, e será comandada pelo juiz da Zona Eleitoral à qual pertence cada um dos municípios a serem revisados. Devem comparecer obrigatoriamente para a revisão, munidos de documento de identificação e comprovante de residência, todos os eleitores inscritos no município até o dia 31 de dezembro de 2006. O não comparecimento acarretará o cancelamento do título de eleitor.

O atendimento ao eleitor durante o processo revisional será feito por servidores dos Cartórios Eleitorais em postos instalados nos municípios. No caso do município de Bom Jesus do Tocantins, onde foi realizada recentemente revisão eleitoral por determinação do TRE-TO, os eleitores já revisados estão dispensados de se apresentar novamente à Justiça Eleitoral. Para que seja realizada na data prevista, a revisão do eleitorado depende agora apenas da liberação de recursos orçamentários por parte do TSE, em Brasília.

Os 35 municípios do Tocantins onde acontece a revisão eleitoral são os seguintes: Angico, Aparecida do Rio Negro, Arapoema, Aurora, Axixá, Barrolândia, Bom Jesus, Brejinho de Nazaré, Cariri, Carmolândia, Chapada da Areia, Couto de Magalhães, Crixás, Figueirópolis, Goianorte, Ipueiras, Itacajá, Itaporã, Jaú, Lavandeira, Lizarda, Monte do Carmo, Novo Acordo, Oliveira de Fátima, Palmeirópolis, Peixe, Pium, Rio da Conceição, Sampaio, Santa Maria, São Bento, Silvanópolis, Sucupira, Taipas e Tupiratins.

Fonte: Ascom TRE/TO