Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Neste sentido, o governador Marcelo Miranda (PMDB) assinou cinco convênios com diferentes instituições, nesta terça-feira, 16, garantindo o investimento de R$ 1,2 milhão em agropecuária. Ainda entregou 14 automóveis aos escritórios regionais da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins, para facilitar as ações de fiscalização da sanidade do rebanho bovino e das áreas plantadas do Estado, o que contribui com o crescimento das exportações.

São convênios de longo prazo de duração entre governo do Estado e entidades públicas e privadas. Através de parceria com a prefeitura de Palmas, cerca de 1.200 agricultores familiares serão beneficiados com o preparo de terras para o plantio, enquanto 60 piscicultores receberão assistência técnica. Com a Associação de Produtores Rurais do Projeto Rio Formoso, de Formoso do Araguaia, 77 famílias irão iniciar o cultivo de arroz este ano, visando diversificar a produção e plantar melancia em 2008. Com a OIT – Organização Indígena do Tocantins, serão identificadas as culturas agrícolas mais propícias às áreas indígenas do Estado, revitalizando as atividades rurais em aldeias.

Por meio de convênio com a Faet – Federação da Agricultura e Pecuária do Tocatins foi garantindo apoio a cerca de 50 exposições e eventos agropecuários do Estado. Com o Sebrae, o governo do Estado irá desenvolver pesquisa para a criação, em cativeiro, do peixe pirarucu (da região amazônica). Já por meio de parcerias com universidades do Tocantins (Unitins, UFT e Universidade Católica) será promovida a pesquisa agropecuária, visando, sobretudo, a melhoria na qualidade genética dos rebanhos de ovinos e caprinos e das variedades de cana-de-açúcar do Estado.

Para o governador, a intenção é fixar ou possibilitar o retorno do trabalhador rural ao campo, garantindo mais exportações e a autosuficiência do Tocantins nos produtos agrícolas que são consumidos internamente. "Ainda compramos em outros mercados parte do que consumimos, mas a agricultura familiar poderá dar uma resposta a esta demanda", destacou Marcelo Miranda.

Presente à solenidade de assinatura de convênios, o prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), concordou. "Temos 5 mil chácaras no cinturão verde da nossa capital e estamos nos preparando para abastecer não só Palmas, mas também outros municípios", disse, destacando a necessidade dos investimentos que vêm sendo feitos em infra-estrutura no Estado.

Índices

Na solenidade, o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Saihum, destacou que os novos investimentos vêm num momento de grande crescimento no setor agropecuário. Ele citou que, este ano a safra no Tocantins cresceu quase 18%, contra uma média nacional de apenas 8%, e que a agricultura familiar recebeu investimento de R$ 316 milhões nos últimos quatro anos e meio. "São números para a sociedade ver que aqui se trabalha pela agricultura", considerou Saihum.

A solenidade, concorrida, realizada no auditório do Palácio Araguaia, reuniu autoridades da área agrícola e um grande número de prefeitos e de produtores rurais do Tocantins.

Secom