Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Em um clima de confraternização e descontração o governador Marcelo Miranda (PMDB), acompanhado da primeira–-dama Dulce Miranda e dos filhos Guilherme e Marcela, prestigiou na manhã deste domingo, 21, a inauguração oficial da Escolinha de Futebol do Flamengo em Palmas.

O governador destacou a importância do esporte na vida das crianças e jovens. "O futebol é uma paixão que tenho e, vendo essas crianças praticando cada vez mais cedo, incentiva-me a trabalhar cada vez mais em prol do esporte tocantinense", disse o governador.

Outro homenageado foi o habilidoso meia-direita do Flamengo nas décadas de 70 e 80, Adílio de Oliveira Gonçalves, que veio do Rio de Janeiro especialmente para o evento. "Fico feliz em contribuir para que o sonho desses garotos um dia se torne realidade. Estar aqui no Tocantins prova que o futebol não tem fronteiras e ultrapassa qualquer obstáculo. Um grande talento pode estar em qualquer lugar e tenho certeza que em breve veremos um craque tocantinense na seleção brasileira", disse Adílio.

Após encerrar sua carreira de jogador, Adílio foi o treinador do Bahain (Arábia Saudita) e do CFZ, mas em 2003 o ex-craque rubro-negro retornou a sua casa, onde trabalha até hoje com as divisões de base do Flamengo.

A escolinha, que atende 350 crianças de 3 a 17 anos está funcionando há 2 meses. "Estamos com nove campos a serem inaugurados em 2008. Esta escola é a extensão da escola de futebol do Flamengo no Rio de Janeiro", disse o proprietário da escolinha, Luiz Eduardo Machado, acrescentando que as aulas acontecem uma hora, duas vezes por semana a um custo de R$ 45 por mês.

No final do ano a escola fará um teste para enviar jogadores ao campo central do flamengo, no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro. Para João Pedro Sampaio, de 10 anos, o sonho está cada vez mais próximo. "Vou treinar bastante e passar no teste. Um dia vou ser campeão", falou o menino.

Jogo

O governador ainda participou de uma partida de futebol entre o time vermelho, do qual participava, e o time branco. O time do governador ganhou a partida de 7 a 5. Marcelo Miranda foi autor de um dos gols aos 12 minutos do primeiro tempo.

Marinha

Após o jogo o governador Marcelo Miranda e sua família seguiram para um almoço na Capitania Fluvial Araguaia-Tocantins, em Palmas. A programação reúne o comandante da Capitania, capitão-de-fragata Vilmar José Fortuna, e convidados como o governador e o prefeito Raul Filho (PT).

A Capitania foi instalada no Tocantins há sete anos, com a missão de contribuir para a orientação, coordenação e controle das atividades relativas à Marinha. Há ainda a organização de tarefas referentes à segurança da navegação, defesa nacional, salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição hídrica. Conta com uma média de 45 militares e 36 mil embarcações registradas.

 

Fonte: Secom