Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Dentre as matérias aprovadas na ordem do dia desta terça-feira, 23, três são de autoria do presidente do Legislativo, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB). Em dois requerimentos, ele requisitou ao governo estadual a celebração de convênio com as prefeituras de Tupirama e Palmas para a construção de Centros de Convivência para Idosos. Na Capital a obra é solicitada para atender a região Norte e o município de Tupirama, segundo Gaguim, não dispõe de nenhum abrigo para a terceira idade.

Ao reforçar suas justificativas o parlamentar comentou a importância dos idosos para a coletividade da troca de experiências nas questões sociais do dia-a-dia. "Além disso, com advento do Estatuto do Idoso, fica o Estado e toda a população responsáveis a propiciar uma sobrevivência decente aos que alcançam a velhice", destacou.

Já num terceiro requerimento, Carlos Gaguim propõe incentivos agrícolas aos pequenos e micro produtores rurais do município de Aliança do Tocantins. Para o deputado, fica mais difícil para os agricultores conseguirem uma produção eficiente com recursos próprios, "devido os custos para o cultivo e colheita".

Os benefícios propostos vão desde insumos, sementes e defensivos agrícolas até fornecimento de máquinas, para preparo do solo. "Esta medida contribui na fixação do homem no campo e impede a formação de regiões de pobreza nos centros urbanos", reforçou o presidente.

Fonte: Dicom Assembléia Legislativa