Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Os dados mostram os avanços no setor agrícola. Segundo informações da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária (SEAGRO), o crescimento é resultado da atuação efetiva do governo do Estado, clima favorável, inserção da agricultura familiar e melhoria na produtividade dos grãos.

Na escala de produção, o milho, arroz e feijão bateram recorde nesta safra. Estes grãos tiveram aumento considerável em área de plantio e melhoria nas tecnologias aplicadas em grãos de boa qualidade produtiva. Segundo dados da Conab, o feijão obteve o maior crescimento, com 78% de aumento na produção, seguido do milho, com 69,6%, e o arroz, com 53, 9%.

A Conab informa ainda que os produtores rurais estão buscando novas tecnologias para investimento no campo. Entre elas destaca a seleção de grãos para aumentar a qualidade produtiva no Estado.

Sementes produtivas

No início deste mês o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Sahium, e pesquisadores estiveram na Conab divulgando no veículo de comunicação Canal Rural os avanços das pesquisas do arroz produzidas nas várzeas tocantinenses. As entrevistas giraram em torno da alta tecnologia aplicada no plantio dos grãos. Entre as principais vantagens desta produção, destaques para a alta resistência à doenças, o aumento da produtividade e o baixo custo. Segundo Homero Aidar, pesquisador da tecnologia no Tocantins, os benefícios são vantajosos. "A semente da várzea tocantinense apresenta mais qualidade produtiva do que de outras regiões do país, por agregar valores genéticos mais sustentáveis, além de reduzir o custo em torno de 50%", ressaltou.