Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

a partir das 10h e contará com a presença de várias autoridades municipais e estaduais, além de representantes de instituições das regionais de Gurupi e Alvorada.

O objetivo principal deste programa é proporcionar à população maior sensação de segurança, dando mais agilidade e celeridade a atuação de policiais, promovendo políticas de segurança e avaliando fatores que influenciam a criminalidade, analisando as ações de prevenção e repressão ao crime, entre outras atividades implementadas pela Secretaria para combater a criminalidade e a violência no Estado.

Com isso a Secretaria da Segurança Pública está unindo forças com as Polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar, Poder Judiciário, Ministério Público, além de buscar o respaldo do Poder Legislativo Estadual, Executivo, Legislativo municipal e principalmente a sociedade, maior beneficiária do programa que visa promover segurança com eficácia, no intuito de passar à comunidade a sensação de uma polícia confiável.

A ação também objetiva criar Conselhos da Segurança Pública - CONSEGS, passando aos cidadãos a filosofia da Polícia Comunitária que é criar vínculo de confiança com a comunidade, reduzir o medo do crime, levantar a auto-estima, melhorar a qualidade de vida da sociedade e também a eficiência da polícia, já que esta sempre procura trabalhar com o apoio da sociedade.

Como inicio da ação, foram deflagradas várias operações policiais no final desta semana, na região sul do Tocantins, em especial na cidade de Gurupi, onde as operações começaram às 10 horas do dia 26 e se estenderam até hoje (28) com várias ocorrências registradas por delegados de polícia e policiais Civis de delegacias especializadas.

Também foram desenvolvidas atividades da Polícia Técnico-Cientifico com expedição de diversas Carteiras de identidade em toda regional de Gurupi e Alvorada.

As operações da Polícia Civil envolveram diretamente cerca de 28 delegados e aproximadamente 50 agentes policiais das delegacias regionais e delegacias especializadas como Furtos, Polinter e Capturas, Narcóticos e delegacia de Costumes, além do Grupo Operações Táticas Especiais - GOTE, que dividiram a região de Gurupi em áreas para facilitar as ações e dificultar a fuga dos criminosos.

Durante as operações realizadas na regional de Gurupi, foram apreendidas entre CD’s e DVD’s pirateados cerca de três mil e 200 produtos, armas, drogas e um caminhão Scania, com motor e cambio roubados, o motorista foi detido por porte ilegal de arma Em Formoso do Araguaia, a polícia apreendeu duas camionetas roubadas com placas de Brasília e também armas e munições. Nas cidades de Alvorada e Araguaçu foram cumpridos mandados de busca e apreensões em diversos locais.

Durante toda a semana serão desenvolvidas ações que irão beneficiar tanto a população, principalmente, as carentes como expedição de carteiras de identificação, palestras e cursos, quanto os servidores da Secretaria com cursos de informática, armamento e tiro e direção defencisa.

Ascom - SSP/TO

Tags: cidade, Gurupi