Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil faz um alerta preventivo à população tocantinense para hoje à noite e quarta-feira (30-31/10) sobre a possibilidade de pancadas de chuva de forte intensidade, acompanhadas de descargas elétricas. As pancadas de chuva são causadas por nuvens carregadas e profundas, nas áreas de instabilidade tropical.

No trânsito, os motoristas devem redobrar a atenção para evitar acidentes, especialmente em pistas alagadas e escorregadias. A Defesa Civil orienta as pessoas a buscar proteção contra raios em locais seguros, evitando sempre: áreas abertas como campos de futebol, quadras de esporte e estacionamentos; alto de morros ou topo de prédios; construções como galpões, tendas ou barracos; veículos sem capota como tratores, motocicletas ou bicicletas. As pessoas também não devem estacionar perto de árvores ou linhas de energia elétrica e nem se aproximar de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos e jamais se abrigar debaixo de árvores isoladas.

Em casa, o telefone convencional (com fio) não deve ser usado. As pessoas não devem tocar em equipamentos elétricos que estejam ligados à rede de energia e evitar ficar próximas a tomadas, canos, janelas e portas metálicas. (As informações baseiam-se em dados do Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia e da Secretaria Nacional de defesa Civil).

Ascom Corpo de Bombeiros Militar

Tags: Estado