Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

propriedade dos irmãos Donisete e Edson Crosara, no município de Fátima, a 135 km de Palmas.

Com o slogan "Aftosa: Tá na Hora de Vacinar", a campanha tem por objetivo incentivar todos os produtores rurais do Estado a vacinar contra a doença todos os bovinos e bubalinos. "Na primeira etapa, nós conseguimos alcançar o índice vacinal de 99,18 % e, nesta segunda etapa, certamente vamos alcançar um ótimo índice de vacinação, comentou o governador.

Para o secretário da agricultura, Roberto Sahium, é possível que em virtude da seca o prazo seja estendido. "Não estou dizendo que isso vai acontecer, mas se for o caso vamos pedir a prorrogação para fazer a vacinação com calma, sem estressar os animais", disse. Sahium afirmou ainda que a Secretaria pretende implantar a rastreabilidade, para que num futuro próximo o estado possa exportar para o continente europeu, elevando de 144 para 167 o número de países importadores da carne tocantinense.

Prestigiaram a solenidade o prefeito do município de Fátima, Washington Vasconcelos (PT), o presidente da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária, Humberto Camelo, da Faet – Federação da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Junior Marzolla, o secretário da Agricultura, Roberto Sahium, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Carlos Gaguim (PMDB), os deputados Junior Coimbra (PMDB), Fábio Martins (PDT), Angelo Agnolin (DEM) e prefeitos dos municípios de Brejinho de Nazaré, Oliveira de Fátima, Santa Rita do Tocantins e Crixás.

A segunda etapa da campanha de vacinação começou no dia 1º de novembro e segue até o dia 30. Ao todo, 8,5 de doses de vacinas estão sendo disponibilizadas e o produtor tem um prazo de 10 dias após a imunização para comprovar junto ao escritório local da Adapec. Para efeito de comprovação, deverão ser apresentadas a nota fiscal da compra da vacina e a carta aviso.

Secom