Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

-, foram entregues aos moradores nesta sexta-feira, 9, pelo governador Marcelo Miranda (PMDB) e pelo prefeito de Palmas, Raul Filho (PT).

A iniciativa muda a vida de pessoas como a doméstica Santa Fernandes da Silva, que deixa de morar de favores, com os cinco filhos, para ter residência própria, a custo zero. "A partir de hoje, minha vida é outra", contou ela, sorridente, após receber as chaves da residência, entregue pelo governador. "Amanhã cedo farei minha mudança", completou a trabalhadora.

O programa Meu Teto é desenvolvido através de parceria das três esferas de governo. Na construção dos 200 apartamentos, os governos federal, estadual e municipal investiram juntos R$ 2,5 milhões, sendo que a prefeitura também cedeu o terreno. Com isto, cerca de mil pessoas passam a contar com moradia própria.

Marcelo Miranda se disse gratificado em entregar mais estas habitações. "Toda vez que vejo uma criança entrar numa casa nova, junto com seus pais, me sinto realizado porque sei que ali está começando uma nova vida, com muito mais conforto e oportunidades", declarou o governador. Desde 2003, o governo do Estado já entregou 26 mil novas casas populares.

Em entrevista, o prefeito Raul Filho destacou a parceria da União e do Estado, no desenvolvimento de um programa idealizado pela primeira-dama Solange Duailibe.

Por meio do "Meu Teto" está programada a construção, até 2008, de mais 1.400 apartamentos e casas populares, nas quadras 504 Norte, 1.304 Sul e 1.306 Sul.

O programa beneficia pessoas com renda de até um salário mínimo e visa, ao mesmo tempo, reduzir o déficit habitacional e os vazios urbanos da cidade, sem deslocar a população beneficiada às regiões de periferia. Com isso, segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Palmas, Eduardo Manzano, aproveita-se também a infra-estrutura já existente nas quadras, seja em asfalto, energia e distribuição de água, seja em escolas, postos de saúde e outros serviços públicos.

Da redação com informações Secom