Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Na sessão desta terça-feira, 27, o deputado José Geraldo (PTB) apresentou um requerimento que solicita do governo estadual, a construção de uma casa-abrigo para as mulheres vítimas de violência, na cidade de Paraíso do Tocantins. Segundo o parlamentar a instalação das casas são fundamentais para fortalecer o combate à violência, tendo em vista, as estatísticas na qual comprovam que, a maioria, dos atos violentos ocorrem dentro do próprio lar. “A cada 15 segundos, uma brasileira é vítima de violência. Isso é um dado assustador.”

O deputado lembrou que em muitos casos as mulheres não têm apoio para sair de casa e continuam sofrendo agressões. “As vítimas ficam sem ter para onde ir e não denunciam os agressores. O espaço do lar, que deveria ser resguardado e seguro, é potencialmente violento para mulheres, adolescentes e crianças”, argumentou.

Fazendo referência ao “Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher”, comemorado no último domingo, o parlamentar afirmou que são necessárias a implementação de políticas públicas para coibir esse tipo de violência, e o abrigo é uma forma de oferecer o apoio psicológico e o acompanhamento jurídico das vítimas.

Segundo José Geraldo, durante a permanência na casa, as mulheres participarão de grupos de interação e reflexão, onde terão a oportunidade de trocar experiências e refletir sobre a violência. Ele, ainda, defende que sejam disponibilizadas atividades educativas e culturais. “No grupo de saúde da mulher terão noções de preservação da saúde e de higiene pessoal e de toda a família, além de noções de direito e deveres jurídicos”.

O autor da proposta também ressaltou a importância de um trabalho de acompanhamento dos filhos com atividades terapêuticas e recreativas. “Mesmo que voltem com o companheiro ou passem a viver com outro de perfil semelhante, elas terão conhecimentos de seus direitos, e maior auto-estima e o vínculo fortalecido com os filhos”.