Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A classificação do Tocantins em último lugar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2007 na rede pública foi o foco dos discursos dos deputados na sessão desta quinta-feira, dia 29. O debate começou quando a urgência de um requerimento, de autoria da bancada oposicionista, solicitando a presença da secretária da Educação, Maria Auxiliadora Seabra Rezende, no plenário da Assembléia, para prestar esclarecimentos sobre o sistema de educação no Estado, foi rejeitado pela maioria da base governista.

O deputado Stalin Bucar (PSDB) lembrou que a vinda da secretária é importante, porque a educação é um assunto estratégico para o desenvolvimento do Estado e ela deve explicar ao Parlamento o porquê do baixo desempenho dos estudantes no exame.

Já o líder do governo, deputado Júnior Coimbra (PMDB), rebateu dizendo que o Executivo vem fazendo amplos investimentos no setor, com a construção de escolas, capacitação de professores e melhores salários. "O problema é estrutural e envolve todas as políticas de educação dos governos anteriores. A secretária está no caminho certo, pois está fazendo tudo correto", afirmou.

Dados do Enem

O Estado que obteve a média geral mais alta nas questões objetivas foi o Rio Grande do Sul, com 56,27 pontos. Já o que teve o pior desempenho foi o Tocantins, com 42,77 pontos. O mesmo aconteceu com as notas de redação, na qual o rio Grande do Sul ficou com a maior média, 59,74, e a menor média, 50,70, também foi para o Tocantins.

Maria Auxiliadora Seabra Rezende

É Secretária de Estado da Educação e Cultura de Tocantins e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed; Maria Auxiliadora Seabra Rezende, é Secretária de Estado da Educação e Cultura do Tocantins desde 2000. No período de 1999 a 2000, foi diretora de educação da Secretaria da Educação Básica em Tocantins, tendo ocupado anteriormente, na mesma organização - de 1996 a 1999 - o cargo de Coordenadora do Programa Escola Comunitária de Gestão Compartilhada.