Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Umberto Salvador Coelho Governador aproveitou evento para efivar presidente do Naturatins Governador aproveitou evento para efivar presidente do Naturatins
  • Foto - Umberto Salvador Coelho
  • Foto - Umberto Salvador Coelho
  • Foto - Umberto Salvador Coelho
  • Foto - Umberto Salvador Coelho
  • Foto - Umberto Salvador Coelho
  • Foto - Umberto Salvador Coelho
  • Foto - Umberto Salvador Coelho
  • Foto - Umberto Salvador Coelho
  • Coletiva João Campari - Foto - Umberto Salvador Coelho

O governador Marcelo Miranda assinou na tarde desta quinta-feira, 14, o termo de cooperação entre o governo do Tocantins e a TNC – The Nature Conservancy, representada pelo diretor do Programa de Conservação das Savanas Centrais da América do Sul, João Campari.

O termo de cooperação é um convênio bastante amplo, segundo Campari, e vai dar apoio ao governo do estado para consolidar suas políticas públicas ambientais. “Nós vamos priorizar ações de conservação em terras privadas. Regularização das reservas legais, áreas de preservação permanente, áreas públicas, criação e consolidação de unidades de conservação, sempre conciliando a conservação da biodiversidade com o desenvolvimento sócio-econômico”, disse.

O diretor da TNC afirmou que é preciso pensar a sustentabilidade financeira destas áreas, porque não basta apenas criá-las. Segundo ele é preciso dar apoio aos proprietários rurais para que eles consigam preservar sua biodiversidade, obtendo receitas com selos ambientais, créditos de carbono e mais uma gama de ações que a organização pode estar contribuindo com o governo e com o setor privado do estado.

Campari ainda afirmou que o convênio vai oportunizar muito trabalho de conservação. Segundo ele o estado do Tocantins é muito interessante porque as áreas de unidade de conservação já estão definidas. “O estado tem uma meta de preservar 10% de seu território para conservação e este é também o objetivo da TNC. Trabalhar para que cada grande bioma do mundo seja preservado em 10%”.

O governador Marcelo Miranda se mostrou entusiasmado com a assinatura do termo “temos muita coisa que passa despercebido, da parte do governo o que não vai faltar é força de vontade para implementar esta parceria”. O governador ainda aproveitou a oportunidade para brincar e dizer que já estava na hora de parar de chamar Marcelo Falcão Soares de Presidente Interino do Naturatins (Instituto Natureza do Tocantins), “ele é presidente”, afirmou.

Para Marcelo Falcão com esta parceria o estado vai ter maiores possibilidades técnicas de fundamentar as decisões ambientais, uma vez que a TNC vai entrar com todo seu aporte técnico e científico. “Em relação a este tema nós iremos ter melhores subsídios para podermos ter maior segurança no momento de fazer as políticas públicas ambientais do nosso estado”.

O presidente ainda afirmou que a organização goza de grande credibilidade técnica e internacional. Segundo ele algumas ações já estão estabelecidas nesta parceria, como identificar novos espaços para se possível criar novas unidades de conservação. Em andamento existem ações no Parque do Estadual do Jalapão e junto ao Monumento Natural das Árvores fossilizadas.

Projeto Nego D’água

A TNC já tem projetos em andamento no estado a exemplo do projeto Nego D’Água, que está sendo implementado junto com a Gaia, Facto e com investimentos da Celtins (Grupo Rede) e Investco S/A. O projeto Nego D’Água tem um barco que é utilizado para educação ambiental e em breve também para pesquisas que estão sendo definidas.

Solenidade

Participaram da solenidade, a coordenadora de Recursos pela Informação da TNC, Marli dos Santos, o diretor de Biodiversidade e Sustentabilidade do Naturatins, Antônio Carlos Pereira Santiago, o secretário-chefe do Gabinete do Palácio Araguaia, Luiz Antônio da Rocha e a secretária-chefe da Casa Civil, Meire Marques.

 

Umberto Salvador Coelho