Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcio Vieira Marcelo Miranda durante encontro com o ex-ministro Delfim Neto. Marcelo Miranda durante encontro com o ex-ministro Delfim Neto.
  • Foto - Marcio Vieira
  • Foto - Marcio Vieira
  • Foto - Marcio Vieira

Em sua passagem por São Paulo (SP), onde será o primeiro político brasileiro a receber o título de Líder Nacional de Responsabilidade Social, o governador Marcelo Miranda (PMDB) iniciou sua agenda de trabalho, na manhã desta terça-feira, 19, debatendo políticas de desenvolvimento sustentável e visitando o ex-ministro e ex-deputado federal Delfim Netto.

No início da manhã, o governador visitou o advogado Flávio Menezes, do escritório Menezes-Dessimoni-Abreu Advogados, especializado em legislação ambiental, para debater a formulação de uma legislação nesta área para o Tocantins, mais ampla e clara que a atual, que assegure o desenvolvimento econômico do Estado aliado às práticas ambientalmente corretas.

A finalidade é garantir o desenvolvimento agrícola, a produção industrial (com os biocombustíveis) e assegurar para o Estado os incentivos oferecidos, por fundos nacionais e internacionais, às comunidades que praticam o desenvolvimento sustentável.

O Tocantins possui 50,25% de seu território como área de preservação, incluindo as demarcações indígenas. Outra metade é apta à agricultura, sendo que o Estado quer promover a expansão do cultivo agrícola em 5 milhões de hectares de pastagens degradadas que existem, através de sua recuperação, evitando desmatamentos.

Após o encontro com o advogado, o governador e comitiva foram ao escritório do economista Delfim Netto, que ocupou os ministérios da Economia, da Agricultura e foi secretário de Planejamento, entre a década de 1970 e início de 1980, além de deputado federal por seis mandatos. Neste primeiro encontro, o governador convidou Delfim Netto para conhecer o Tocantins, a economia do Estado e para ministrar palestra ao empresariado local.

Acompanharam o governador nos eventos, os secretários Eudoro Pedroza (Indústria e Comércio), Roberto Saihum (Agricultura), Dorival Roriz (Fazenda), Aleandro Lacerda (Habitação e Desenvolvimento Urbano) e Luiz Antônio da Rocha (Secretário-chefe do gabinete do governador).

Prêmio

O prêmio Líder Empresarial Nacional de Responsabilidade Social, na categoria “Setor Público” será entregue ao governador nesta quarta-feira, 20, às 12h, em solenidade no Clube Monte Líbano. Também recebe a premiação o ex-ministro Roberto Rodrigues (Agricultura), na categoria “Setor Privado”, por suas iniciativas empresariais voltadas ao cooperativismo. O prêmio é concedido pela ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil.

Fonte: Secom