Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Em 2008, a Prefeitura de Palmas irá beneficiar mil estudantes carentes com o Cartão do Estudante. O lançamento do edital do programa será realizado pela Secretaria Municipal de Juventude e Esporte (Sejuves), nesta quarta-feira, 20, às 19h30, no auditório da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade (ATTM).

No ano de 2007, a Prefeitura beneficiou 758 universitários carentes, e teve como meta ampliar o número de beneficiários. Meta, esta, alcançada em 2008, com a ampliação do beneficio para mil estudantes.

O programa foi criado para incentivar o acesso e a permanência dos estudantes de ensino superior aos seus respectivos cursos, e estudantes de educação profissional técnica integrada à Rede Federal de Educação Tecnológica. Aos contemplados com o programa, será repassado mensalmente até 40 passes estudantis gratuitamente, para serem usados no transporte coletivo de Palmas durante o período letivo.

Inscrições

As inscrições para o programa serão abertas nessa quinta feira, 21. Os interessados poderão adquirir a ficha de inscrição no site da prefeitura, www.palmas.to.gov.br, CAs (Centro Acadêmico), DCE´s (Diretórios Acadêmicos), e na sede da Sejuves. Para efetuar a inscrição, além de entregar devidamente preenchido o formulário de inscrição, o estudante deverá levar um quilo de alimento não perecível, e as cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de endereço, comprovante de matrícula 2008/1º semestre, comprovante de renda familiar mensal, e uma foto 3x4 recente.

Os formulários preenchidos, o quilo de alimento e cópia dos documentos solicitados, deverão ser entregues, na Sejuves, na Diretoria de Juventude, localizada no 2º andar Edifício Lacerda, 104 Sul Rua SE 01 Lote 44, no horário das 12 horas às 18 horas, entre os dias 21 de fevereiro a 07 de março do ano de 2008.

Segundo o secretário Mauro Mota, não será aceito a entrega de formulários de inscrições via postal, via fax e/ou via correio eletrônico. “A ficha de inscrição será disponibilizada em vários lugares, mas a inscrição só será efetivada na sede da Sejuves”, lembrou Mota.

O estudante beneficiado poderá ser convidado a participar de serviços voluntários em programas sociais, executados pela Prefeitura Municipal de Palmas, através da Secretaria Municipal de Juventude e Esportes, conforme solicitados.

Quem pode participar

Podem participar da seleção, estudantes que possua renda familiar de até quatro salários mínimos, e que necessite de transporte coletivo para se deslocar à instituição na qual esteja matriculado e freqüentando regularmente. No ato da inscrição, o interessado deverá comprovar que reside no município de Palmas há, no mínimo, um ano a partir da data de solicitação do benefício.

Enquanto o estudante for beneficiário do programa, ele deverá comprovar estar freqüentando regularmente, 75% de freqüência, todas as disciplinas na qual esteja matriculado, além de apresentar comprovante de aprovação em, no mínimo, 80% das disciplinas que cursa, apresentando semestralmente à Comissão do Programa, histórico escolar e relatório de desempenho.

Cartão do Estudante

O Projeto faz parte do programa Valorizando o Estudante, da Prefeitura de Palmas e está inserido na política de investimentos sociais, de incentivo ao acesso e a permanência dos universitários de ensino superior nas universidades de Palmas e da Rede Federal Tecnológica.

Fonte: Ascop