Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Eliane Tenório

Foto: Eliane Tenório

O turismo rural começa a despontar em Palmas. Os trabalhos são resultados de incentivos do governo do Estado por meio da Seagro – Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Ruraltins - Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins, com ações que divulgam as atividades e como estas podem ser exploradas, com responsabilidade, preservando o meio ambiente, e gerando renda para os agricultores  familiares.

A Chácara Recanto do Sossego, localizada a cerca de 20 km de Palmas, é um exemplo de atividades ligadas ao turismo rural, com a criação de peixes para comercialização em pesque-pague. A atividade começou há cerca de um ano e meio, quando o casal de agricultores familiares Valdir Parreão de Souza e Isabel Lopes de Sousa resolveu fazer os primeiros tanques para criação de peixes. Isabel conta que dos seis tanques existentes, hoje, quatro foram feitos na enxada, por eles e o filho mais velho.

Segundo dona Isabel, foi um esforço que valeu a pena, pois seu projeto ganhou o reconhecimento do governo do Estado, que viabilizou crédito junto ao Pronaf – Programa Nacional da Agricultura Familiar, para a construção de mais dois tanques, compra de alevinos, tambaqui e piau, além de equipamentos para o pesque-pague. Também depois disso, o agricultor montou um barzinho, com uma sinuca, onde atende a turistas, servindo-lhes bebidas e pratos como galinha caipira e peixe frito, entre outros, enquanto estes se divertem no pesque-pague.

Na chácara, os agricultores ainda desenvolvem culturas básicas para a alimentação da família, como arroz, milho, batata doce, mandioca, hortaliças e frango caipira.

Além destes, outros produtores também estão se preparando para fazer da região mais um atrativo turístico, no município de Palmas, com idéias para oferecer serviços de lazer, com guias de trilhas para conhecer cachoeiras, passeio para fotografar animais e plantas da fauna e flora da região, passeios a cavalo, e outros.

Ruraltins

Além de viabilizar projetos de crédito, o Ruraltins orienta também nos cultivos e criações, acompanhando o desenvolvimento da produção e orientando os produtores com serviços de assistência técnica e extensão rural.

Fonte: Secom