Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Estudantes de Aguiarnópolis e Estreito no primeiro módulo da capacitação

Estudantes de Aguiarnópolis e Estreito no primeiro módulo da capacitação Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Estudantes de Aguiarnópolis e Estreito no primeiro módulo da capacitação Estudantes de Aguiarnópolis e Estreito no primeiro módulo da capacitação

Jovens estudantes das redes pública e privada de comunidades rurais e urbanas dos municípios da área de abrangência da Usina de Estreito estão sendo capacitados como Agentes Ambientais Municipais (AAM), para atuarem nas campanhas, eventos e gincanas de educação ambiental e em suas próprias comunidades locais e escolares.

A iniciativa do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Consórcio Estreito Energia, concessionário da Usina Hidrelétrica Estreito, tem como objetivo sensibilizar as comunidades, por meio de seus jovens, sobre a importância da organização social na participação e condução das questões sociais e ambientais.

Com carga-horária de 20h, o primeiro módulo da capacitação, iniciado no último dia 02, em Aguiarnópolis (TO), continua durante todo o mês, passando pelos municípios de Estreito (MA), Babaçulândia (TO) e Carolina (MA), até o dia 30 de abril. “Em cada município, 30 jovens têm a oportunidade de conhecer temáticas de Educação Ambiental, Desempenho Ambiental, Ecologia, Bioma Cerrado e Postura e Atuação do Agente Ambiental Municipal”, explica a comunicadora social do NEA, Lucélia Santos.

As capacitações estão sendo ministradas pela equipe técnica do NEA, composta de pedagogas, biólogo, engenheiro ambiental e comunicadora social. O entusiasmo dos alunos é um fator de motivação para a equipe do NEA, como afirma o biólogo Wesley Frankly.

“Além do valioso aprendizado que as aulas estão nos proporcionando sobre meio ambiente, estamos conhecendo novas pessoas e aprimorando nosso relacionamento interpessoal”, opinou a estudante, Ellen Karoline Mota da Silva, 17 anos, participante da capacitação de Agentes Ambientais em Estreito. Ela enfatizou ainda que ter educação ambiental hoje em dia é fundamental para pessoas de todas as faixas etárias. “É preciso entender o meio ambiente para saber preservá-lo corretamente”.

As capacitações fazem parte de um planejamento de atividades que vêm sendo desenvolvidas pelo Programa de Educação Ambiental do Aproveitamento Hidrelétrico (AHE) Estreito, que é executado pela Unitins- Fundação Universidade do Tocantins, contratada pelo CESTE.

Capacitação de Agentes Ambientais Municipais

Agenda do Módulo I

DATAS MUNICIPIOS

02 a 04 Abril Aguiarnópolis (TO)

07 a 09 Abril Estreito (MA)

14 a 16 Abril Babaçulândia (TO)

28 a 30 Abril Carolina (MA )

 

Fonte: Ascom UHE Estreito