Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Enquanto a TV digital no Brasil ainda patina e você não compra aquela TV linda, mas super cara, saiba que pode aproveitar a resolução da tela do seu computador para assistir às suas séries favoritas e programação independente em alta definição.

Mas atenção: é preciso ter banda larga de verdade - com velocidades acima de 1 Mbps - para conseguir assistir aos vídeos com imagem refinada. Quanto mais velocidade, melhor será a experiência em tela cheia.

Já existem sites que oferecem ao usuário a opção de fazer o upload de vídeos em alta definição, com exibição em janelas com 1.280 x 720 pixels em sua totalidade ou tamanhos reduzidos na janela do browser.

São eles: Vimeo, Videolog, Dailymotion, Hulu e o Miro. O YouTube também começou recentemente a oferecer alguns conteúdos em alta definição —em alguns, você assiste aos clipes ou trailers direto no navegador; em outros, precisa instalar um player.

Confira a seguir o cardápio e o funcionamento destes sites e comece agora mesmo a curtir vídeos em alta definição na rede.

Dailymotion www.dailymotion.com/hd

O Dailymotion, na corrida pelo vídeo em alta definição, tem um conteúdo misto, bem parecido com o que se encontra (em baixa resolução) no YouTube.

Material considerado "original" ou "criativo" recebe um selo especial, que ajuda o usuário a diferenciar o que é feito pelos usuários ou simplesmente veio de outra fonte, como um trailer de filme, por exemplo.

Os vídeos, em uma conexão de 2 Mbps, demoraram bastante para carregar, sendo a experiência mais lenta encontrada. Os vídeos em HD estão também em 1.280 x 720 pixels. O site tem tradução em português (de Portugal).

Hulu www.hulu.com/ 

O site agrega diversas séries americanas, como Simpsons e Lost, em alta definição e gratuitamente.

Alguns filmes e notícias também fazem parte da programação. Além de canais de TV, o Hulu.com tem como sócios a Warner e os estúdios Lionsgate.

Ao visitar o site, você irá se deparar com um conteúdo fechado para usuários brasileiros. Mas não se assuste. Para "driblar" a proibição, basta fazer o download do software Hotspot Shield e colocá-lo para rodar. Depois, acesse o Hulu.com mais uma vez e, pronto.

Miro www.hulu.com/ 

O Miro é um software de download gratuito com capacidade de reproduzir conteúdo em alta definição - diferente do Joost, que, com mais de 400 canais, não oferece essa opção ainda.

Assistir "TV" no Miro é simples: basta instalar o programa e clicar em "media guide". Dá para buscar por conteúdo em HD. Só que não é possível assistir tudo na hora: o Miro faz o download do arquivo para exibição posterior. Como arquivos em HD tendem a ser maiores, o processo vai ser mais demorado - mas se sua conexão é instável ou mais lenta, pode valer mais a pena baixar tudo para o disco rígido e assistir sem interrupções. O Miro permite ainda baixar vídeos do YouTube e tem um cliente de Bit Torrent integrado.

Vimeo vimeo.com/hd

O Vimeo, no ar desde 2004, oferece hoje a melhor experiência visual para quem quer assistir e fazer upload de vídeos. O site permite subir arquivos em HD em 1.280 x 720 pixels e, em sua interface principal, exibe os vídeos a 640 x 360 pontos, com opção de tela cheia.

O conteúdo oferecido no Vimeo é produzido pelos usuários, e é possível encontrar diversas produções de estudantes aprendendo a mexer com vídeos em alta definição. Demora um pouco para carregar - caso a conexão não seja tão rápida, é interessante deixar em pausa o que se vai assistir -, mas vale a pena assistir aos filmes.

Destaque para conteúdo em português, com o primeiro videocast brasileiro em alta definição, da produtora Colmeia.

Videolog videolog.uol.com.br/

Também tem brasileiro na corrida pelo vídeo em alta definição na Web. O Videolog pretende estrear em breve uma nova versão da sua plataforma, que transformará o site de vídeos em uma rede social.

Entre os recursos adicionais, estão a possibilidade de fazer upload de vídeos em alta definição - também a 1.280 x 720 pixels - para o site.

O UOL Tecnologia teve acesso à versão beta do Videolog HD e, por enquanto, a velocidade de exibição dos vídeos é bastante rápida. A oferta de vídeos em HD ainda é pouca, por conta do acesso fechado ao serviço - ao abrir, a situação deve mudar.

YouTube www.youtube.com/

Depois de quatro meses de promessas, o YouTube oferece, desde o mês passado, alguns vídeos em alta definição em sua página - mas, atenção: a resolução ainda não é tão boa.

Cada um deles traz uma indicação sugerindo que o usuário o assista em alta definição logo abaixo da barra de controle (play, pause). Também é possível encontrar os vídeos de melhor qualidade digitando "High Definition" no campo de busca.

O site avisa ainda, que as imagens em alta definição não ficarão restritas a parceiros. Qualquer usuário poderá fazer o upload de um vídeo em HD, desde que respeite o tamanho permitido.

Mais opções

Nem só de material feito por usuários que o vídeo em alta definição começa a ganhar força na Web. A Apple, que tem um dos sites de trailers mais visitados do mundo, permite assistir às prévias dos filmes em HD, com arquivos a 480i, 720i ou 1.080i (Full HD). E a Nasa, agência espacial norte-americana, também tem seu canal em alta definição, com lançamentos de ônibus espaciais, por exemplo (esse material está no Miro também).

Fonte: UOL Tecnologia