Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Sd Filho

Foto: Sd Filho

A Polícia Militar do Tocantins formará mais uma turma de aspirantes na próxima segunda-feira, 21. A solenidade pública será em homenagem ao dia do Policial Militar e ao Patrono das Polícias Militares do Brasil, Alferes Joaquim José da Silva Xavier, “Tiradentes”.

O evento acontece no pátio do QCG – Quartel do Comando Geral, a partir das 18h. Além da formatura haverá promoção de oficiais e desfile da tropa da PM com acompanhamento da banda de música.

Os 39 cadetes que se formam aspirantes são da terceira turma do CFO - Curso de Formação de Oficiais, realizado no Tocantins pela APMT - Academia de Polícia Militar Tiradentes. Após a formatura os aspirantes a oficial serão distribuídos pelas Unidades da PM para realizarem o serviço operacional. Em 2009 serão promovidos a tenentes.

Com a formatura os aspirantes serão bacharéis em segurança pública, já que o curso foi reconhecido como bacharelado pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura no último mês de fevereiro.

Entenda as promoções

Em 9 de julho de 2003 a Lei 1.381 fixou as datas específicas para a promoção anual de policiais militares. Nos dias 21 de abril e 5 de outubro é feita a promoção de oficiais, já no dia 25 dos meses de agosto e dezembro acontece à promoção para os praças.

Dentro dos critérios de promoção estão: merecimento, escolha, bravura, pós-morte e trintenariedade e uma outra lei que restituiu a promoção por 30 anos de serviços prestados à corporação.

Fonte: Ascom PM-To