Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Lenito Abreu

Foto: Lenito Abreu

Informar as crianças e os jovens sobre as doenças que podem atacar os animais que vivem nas fazendas. Com este objetivo, a Adapec – Agência de Defesa Agropecuária instalou uma mini-fazendinha nesta oitava edição da Agrotins – Feira Agrotecnológica do Tocantins, no Centro Agrotecnológico de Palmas. A mini-fazendinha fica ao lado do estande institucional do órgão e nesta terça-feira, 6, pela manhã e a tarde, recebeu cerca de 90 estudantes da Escola Municipal Daniel Batista, da 508 Norte.

Para a professora Maria de Lourdes Lima, a visita à mini-fazendinha é muito importante, já que os alunos estão ampliando seus conhecimentos. "Para a maioria, isso tudo é uma novidade e para os estudantes que vivem na zona rural é valioso, pois eles repassaram o aprendizado aos pais", disse a professora, acrescentando que ficou feliz com a participação dos alunos nas palestras ministradas pelos médicos veterinários da Adapec.

Cerca de 800 crianças, de 15 escolas diferentes, devem visitar o estande e a mini-fazendinha da Adapec até o dia 10, quando será encerrada a Feira. Além de conhecer de perto animais como bezerro, frango, cabra, ovelha e pônei, os estudantes assistem às palestras sobre brucelose, raiva dos herbívoros, manejo na avicultura e febre aftosa. Materiais educativos como gibis, cartilhas e folders também são entregues às crianças.

Ações

Além da mini-fazendinha, a Adapec está com um estande institucional no Centro, onde os produtores podem tirar suas dúvidas com os médicos veterinários e engenheiros agronômos e ter acesso a materiais educativos, como cartilhas, informativos e folders.

De 8 a 10, os produtores poderão aprender um pouco mais sobre "ferrugem asiática", às 11h20; "rastreabilidade bovina", às 13h30 e "manejo sanitário aplicado a suínos", às 13h30, nas clínicas tecnológicas.

Os interessados em "Boas práticas apícolas" e "Os impactos econômicos da febre aftosa" poderão participar das palestras nos dias 8, às 11h20, e 9, às 15h50, respectivamente. As palestras serão ministradas pelos médicos veterinários da Adapec, César Romero Bucar e João Eduardo Pires.

Fiscalização

Os produtores e expositores devem ficar atentos quanto a GTA – Guia de Trânsito Animal, documento obrigatório para o trânsito de animais. Para facilitar a emissão da Guia, a Adapec instalou um posto fiscal na entrada do centro e para fiscalizar tudo o que entra e saí da Feira, uma barreira também está funcionando no local.

Fonte: Secom