Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

O aniversário de 19 anos da mais jovem Capital do Brasil, Palmas, será comemorado com show em homenagem ao cinquentenário de uma das mais relevantes expressões musicais do País, a Bossa Nova. O show Afro Bossa Nova será realizado no dia 20 de maio, às 21h, na grande Praça do Espaço Cultural. A abertura ficará por conta do grupo Tocabossa.

O projeto, realizado com o apoio do Instituto Votorantim, por meio do Programa de Democratização Cultural Votorantim, através da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, chega como um presente pelos 19 anos de Palmas.

O show, que percorrerá 16 capitais do Brasil, depois de passar pela Europa e América do Norte, é comandado pelos músicos Paulo Moura e Armandinho, que prometem, além do repertório base formado por composições de Jobim, uma releitura da Bossa tradicional com instrumentos de percussão.

De acordo com a produção do AfroBossa Nova, o show foca nas possibilidades da música instrumental ser difundida e apreciada por um número cada vez maior de pessoas. Assim, todas as apresentações acontecem em praças ou parques públicos e com entrada franca.

Os artistas

Os músicos Paulo Moura (clarinete) e Armandinho (bandolim e guitarra baiana) vêm à frente das comemorações, oferecendo uma releitura da Bossa tradicional com instrumentos percussivos, com Giba Conceição, Gabí Guedes e Nei Sacramento, além do violão de Gabriel Improta.

O premiado maestro Paulo Moura acompanhou o surgimento da Bossa Nova no final da década de 50 e o músico e compositor Armandinho é considerado uma lenda da música brasileira. Os dois assinam os arranjos do Projeto Afro Bossa Nova, que tem a direção musical de Paulo Moura. O evento, que vai até 15 de junho, também comemora os 90 anos do Grupo Votorantim.

O Afro Bossa Nova chega em Palmas depois de ter passado por João Pessoa, Recife, Fortaleza e Belém. Depois da nossa Capital o show percorrerá as cidades de Brasília, em 21 de maio; Campo Grande, 24 de maio; Cuiabá, 25 de maio; Aracaju, 5 de junho; Salvador, 6 de junho; Belo Horizonte, 7 de junho; São Paulo, 8 de junho; Porto Alegre, 12 de junho; Florianópolis, 13 de junho; Curitiba, 14 de junho; e Rio de Janeiro, 15 de junho.

Da redação com informações da Assessoria de Imprensa do Projeto Afro Bossa Nova e da Ascop