Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Dando continuidade a programação da 14ª Semana do Meio Ambiente, a base do Naturatins na praia da Graciosa sedia o “Projeto Onde Moro”. A ação que acontece desde ontem, nos períodos matutino e vespertino, segue até amanhã quinta-feira, 05, com oficinas de arte-reciclagem e navegação interpretativa no Barco-escola Nego D’Água com alunos do ensino fundamental.

Cerca de 100 alunos mobilizados pela Seduc - Secretaria de Educação e Cultura, de diversas escolas estaduais já participaram da ação. Toda a parte de oficina está sendo trabalhada pelo educador ambiental e artista plástico Rafael Sol, de Belo Horizonte (MG). Com o uso de materiais reciclados os alunos aprendem a transformar essa matéria prima em criativas peças de artesanato e brinquedos.

Ao final de cada oficina os alunos seguem para o Barco Nego D’Água, onde participam de uma navegação interpretativa com abordagem focada no sistema hidrológico que compõe o lago da UHE - Lajeado.

“Esta oficina esta sendo promovida com a finalidade de despertar interesse nesses alunos para o uso e conservação do reservatório, alem de ensiná-lo técnicas para o manejo e transformação dos resíduos sólidos”, enfatizou Mônica Pacheco, coordenadora da 14ª Semana do Meio Ambiente.

Esta ação conta com a parceria do Naturatins na disponibilização de técnicos da coordenadoria de educação ambiental nas orientações sobre o sistema hidrológico, alem do espaço físico para a realização da oficina e o lanche das crianças, também colabora a ONG Gaia, com o barco escola para a realização da navegação interpretativa.

Dentre as escolas agendadas para participar da oficina estão: Colégio Criança Esperança, Escola Municipal Paulo Freire, Colégio Frederico, Colégio Dom Alano, CAIC, Colégio Vila União, Colégio Santa Bárbara, CEM Tiradentes, CEM São José e Colégio Vinícius de Morais.

Fonte: Ascom Naturatins