Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Cerca de 30 inspetores agropecuários da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária -participarão a partir desta terça-feira, dia 17, do Curso Sobre Ferrugem da Soja, realizado na Câmara Municipal de Formoso do Araguaia, a 323 Km de Palmas, Sudoeste do Estado. O encontro irá debater as novidades na área e segue até quinta-feira, dia 19.

De acordo com o presidente da Agência, Humberto Camêlo, as capacitações e cursos são de fundamental importância para renovar o conhecimento dos servidores. "A intenção é que eles estejam sempre bem informados para melhor atender o produtor rural", comentou.

Como temas, a 'Tecnologia da Informação', 'Aspectos relacionados ao Manejo da Ferrugem Asiática', 'Importância do Consórcio Anti-ferrugem e Recomendação de Produtos Químicos', 'Fiscalização do comércio de Sementes, Mudas e Agrotóxicos', 'Monitoramento da Ferrugem Asiática da Soja em 2008', 'Fiscalização do Trânsito Vegetal e Documentos Fitossanitários'. As palestras serão ministradas por técnicos da Adapec, Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, UFT – Universidade Federal do Tocantins e Unitins – Fundação Universidade do Tocantins.

Soja

Ela encabeça a lista de produção agrícola do Tocantins. Em 2007, a produção foi de 713,29 mil toneladas de soja, enquanto a de arroz foi de 413,78 mil ton e de milho 231,20 mil ton. A área plantada, incluindo soja de sequeiro e subirrigada na safra 2007/2008, teve um aumento de 7,8% em relação a safra anterior.

Fonte: Adapec