Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Lenito Abreu Gado saiu pelo corredor Barreira do Pequi e foi vacinado no curral da propriedade Praia Grande Gado saiu pelo corredor Barreira do Pequi e foi vacinado no curral da propriedade Praia Grande

Fiscais da barreira volante da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins, que estão de prontidão na região Sul da Ilha do Bananal, apreenderam no início da manhã desta quinta-feira,19, três carretas com 80 cabeças de gado. O rebanho, que seria transportado para os municipios de Gurupi e Peixe, não havia sido vacinado contra a febre aftosa ao sair da Ilha. Neste caso, além de pagar uma multa no valor de R$ 42,65 por cabeça, o produtor terá sua ficha bloqueada.

Segundo o delegado Regional da Adapec de Formoso do Araguaia, Ramiro Nieto, os animais foram encaminhados para uma das sete proriedades requisitadas pela justiça federal, para serem vacinados. Em seguida, serão transportados para as propriedades de destino, em Gurupi e Peixe, onde cumprirão quarentena. Ainda de acordo com Nieto, até o momento menos de 30% do rebanho do Tocantins foi retirado da Ilha. "A expectativa era que o gado fosse transportado ordenadamente, de forma gradativa, mas até o momento o processo tem ocorrido muito lentamente", ressalta o delegado.

Para que a retirada do rebanho da Ilha do Bananal ocorra em conformidade com a legislação sanitária, os animais deverão ser retirados através de corredores sanitários (rotas) estabelecidos pelos órgãos de Defesa Sanitária de cada estado (Goiás, Mato Grosso e Tocantins), direto para uma das propriedades definidas pelo Serviço Veterinário Estadual e requisitadas pela Procuradoria da República para serem vacinados contra a febre aftosa.

Após a imunização, será emitida imediatamente a GTA – Guia de Trânsito Animal do gado para a propriedade de destino, que em até 15 dias será supervisionada pelo Serviço Veterinário de cada Estado.

Dados da última vacinação na Ilha do Bananal registraram um rebanho correspondente a 92.320 animais, sendo 78.106 animais no Tocantins, 9.782 animais em Goiás, e no Mato Grosso, 4.432 bovinos cadastrados.

Fonte: Assessoria de Imprensa Adapec