Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Praia em Araguacema, oeste do Tocantins

Praia em Araguacema, oeste do Tocantins Foto: Luciano Ribeiro

Foto: Luciano Ribeiro Praia em Araguacema, oeste do Tocantins Praia em Araguacema, oeste do Tocantins

O Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, visando orientar os usuários, barqueiros e barraqueiros no uso adequado e sustentável dos atrativos naturais durante a Temporada de Praia 2008, promoverá atividades de educação ambiental e fiscalização nas praias tocantinenses neste mês de julho. A intenção das ações é educar os visitantes e empreendedores a aproveitar os atrativos de forma consciente, conservando a praia limpa, e garantindo a qualidade da água e a vida dos animais silvestres e aquáticos.

Neste final de semana, de 10 a 14, os técnicos da Coordenadoria de Educação Ambiental estarão com a UVAM – Unidade Volante Ambiental no porto de acesso à praia da Ilha, no município de Caseara, a 260 km de Palmas. O ônibus adaptado para atividades de educação ambiental irá atuar no repasse de orientações sobre o acondicionamento do lixo, higiene e atendimento geral ao turista, além da distribuição do livreto “Tocantins na Praia”, com informações sobre a boa conduta dos visitantes nas praias e balneários.

Os próximos municípios a receberem apoio da Coordenadoria de Educação Ambiental do Naturatins serão Peixe (17 a 21/07); Araguacema (24 a 28), e finaliza em Pedro Afonso (31/07 a 4/08). Em Araguanã, a equipe esteve no primeiro final de semana de julho (3 a 7).

Nas ações programadas pelas 15 Unidades Regionais do Naturatins nas praias e balneários estão a realização de blitz fiscalizadora e educativa, caminhada ecológica e visitas aos acampamentos.

Com atividades reforçadas mais aos finais de semana, devido ao maior fluxo de visitantes, as equipes de fiscalização irão se atentar também aos trabalhos realizados pelas prefeituras municipais no que se refere ao recolhimento do lixo, instalações sanitárias, construções de acampamentos e a captação de água.

Gincana Ecológica

Ainda neste final de semana, sábado 12, o Naturatins apoiará a Adtur – Agência de Desenvolvimento Turístico na realização da Gincana Ecológica “Jogue Limpo com a Natureza”. A competição ambiental também vai acontecer em Peixe (19/07); Araguacema (26), e em Pedro Afonso e Araguanã (02/08).

Fonte: Secom