Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os marginais do mundo digital não cessam suas atividades de envio de mensagens com Pishing. Como se sabe, Pishing é uma vigarice na internet onde alguém envia um e-mail para você, com um assunto que o seduz a clicar em algum link para ler.

Ao ser fisgado seu ambiente eletrônico (desktop ou notebook) passa a trabalhar com um programa espião com a mais variadas intenções ilegais, desde o confisco de suas senhas - bancária principalmente -, até informações sobre os seus gostos e sentimentos.

Esta semana várias contas de email tem recebido um email supostamente da receita federal informando que o CPF do destinatário está “suspenso ou pendente de regularização”. Entretanto a Receita Federal informa que não envia este tipo de informação por email. Quando tem de fazer, o faz pelo correio.

Esta prática criminosa vem se repetindo ano a ano, sempre em datas próximas à declaração do Imposto de Renda ou à restituição. Abaixo segue um modelo de email com Pishing que vem sendo enviado, caso o internauta o receba denuncie como span e delete. Este modelo foi recebido pelo editor do Conexão Tocantins em sua conta pessoal.

Recadastramento de CPF

De: Receita Federal (receita.federal@gov.br)

Enviada:

quinta-feira, 31 de julho de 2008 1:32:29

Para:

betosalvador1@hotmail.com

CPF Suspenso ou Pendente de Regularização

Regularização de CPF – PROCEDIMENTOS

Prezado contribuinte, se o seu CPF está "Suspenso" ou "Pendente de Regularização" leia com atenção as orientações abaixo:

O contribuinte – residente no Brasil ou no Exterior – que estiver com o CPF suspenso ou pendente de regularização poderá regularizar tal situação a partir das orientações a seguir apresentadas. Clique na opção de seu interesse:

* Informações Gerais

* Regularização de CPF – Procedimentos para residentes no Brasil

* Regularização de CPF – Procedimentos para residentes no Exterior

* Consulta Situação Cadastral do CPF