Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Antônio Gonçalves Aproximadamente 4 mil pessoas compareceram para ouvir Raul Filho Aproximadamente 4 mil pessoas compareceram para ouvir Raul Filho

Aproximadamente 4 mil pessoas compareceram para ouvir as propostas do candidato à reeleição para prefeitura de Palmas, Raul Filho (PT) e os candidatos da coligação Força do Povo (PT, PPS, PCdoB, PRB, PDT, PHS, PTC e PSB) entre as quadras 303 e 305 Norte na avenida NS 03.

O vice-governador Paulo Sidnei (PPS) que estava previsto para marcar presença no evento não compareceu, segundo informações, por problemas de saúde em sua família. Ele foi representado pelo prefeito em exercício de Palmas, Derval de Paiva (PMDB), que disse estar divido em dois “uma parte fala por mim outra fala por Paulo Sidnei”, disse.

Derval que foi o primeiro a falar e justificar a ausência do vice-governador, disse que a partir do comício a “chaleira iria começar a chiar em todas as praças”. Derval fez uma contundente defesa da administração Raul Filho e disse que não se pode considerar que ele teve quatro anos de governo e sim 2 anos e meio, porque 1 ano e meio “foi de sofrimento” para colocar a prefeitura em ordem “arruinada pela ex-prefeita”.

Segundo Derval, hoje para cada canto que se olha seja para esquerda, seja para a direita, para frente, ou para trás se vê obras de Raul, “se não ver é porque está morto ou está cego”, disse.

Eli Borges

Um dos discursos mais inflamados da noite ficou por conta do deputado estadual Eli Borges (PMDB). Ele disse que Raul Filho fez muito mais que todas as outras administrações anteriores e partiu para o ataque aos adversários.

Eli Borges disse que em dezesseis anos de política nunca enfrentou uma campanha onde as pessoas dizem que são democratas e perseguem tanto como agora. Segundo ele foi equivoco acreditar que o estado vive a democracia “eu me equivoquei porque o estado ainda não tem democracia. Tem ditadores que assumem que são ditadores e tem outros que não assumem que são ditadores”.

Eli ainda disse que tem pessoas que são pagas pelo governo para persegui-lo e “exercitam a covardia e o ódio". O peemedebista disse que a escolha por Raul é porque ele tem realmente um projeto democrático do qual ele (Eli) já faz parte há 12 anos.

Raul Filho

Raul também não poupou críticas à gestão de Nilmar Ruiz (DEM). O candidato afirmou que assumiu a prefeitura em "estado deplorável” e emperrada em dívidas e com telefones cortados. Segundo ele a prefeitura não tinha sequer cadeiras para sentar e no primeiro mês, no dia 27 de janeiro recebeu uma conta de energia para pagar de R$ 970 mil sem ter um centavo em caixa deixado pela gestora anterior.

Raul disse que a gestão de Nilmar foi uma gestão sem planejamento que chegou ao final, sem fazer sequer serviços rotineiros como a coleta de lixo.

O petista também criticou a candidata da Aliança da Vitória por estar dizendo que vai ter parceria com o governo federal. Segundo ele o partido de Nilmar faz oposição ao presidente Lula e não votou sequer a favor da CPMF e que retirou R$ 40 milhões da saúde.

Propostas

Raul disse que não costuma fazer propostas irresponsáveis como a concorrente está fazendo, dizendo que irá pavimentar todas as ruas de Palmas, “quem faz esta promessa é para não cumprir”, alfinetou.

O candidato voltou a afirmar que Palmas tem proporcionalmente o maior programa habitacional do Brasil e que já construiu mais de 5 mil unidades habitacionais, “mais que todos os outros governos juntos”. Raul disse que se for eleito vai construir mais 10 mil unidades.

Na educação, disse que Palmas tem hoje 29% das crianças da rede pública em escolas de tempo integral e nos próximos quatro anos terá 100% de atendimento no ensino infantil e fundamental. Raul ainda lembrou que a educação em Palmas está servindo de modelo para o Brasil.

 

Umberto Salvador Coelho