Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Elias Araújo

Foto: Elias Araújo

Os estudantes da rede pública estadual de ensino do Tocantins se preparam para o Enem - Exame Nacional do Ensino Médio, que será realizado no próximo dia 31. Em várias escolas estudais os alunos redobram os estudos para garantir um bom desempenho na prova.

Nas escolas os professores passam as disciplinas de acordo com o conteúdo programático das provas de vestibular e do Enem, como vem acontecendo no Centro de Ensino Médio Tiradentes, em Palmas. Desde o início deste mês, os professores estão trabalhando em sala de aula nas questões que foram aplicadas nas provas anteriores, além realizarem o reforço escolar no contra turno das aulas. “Estamos trabalhando o conteúdo programático e os descritores com as turmas do 3º ano. Os professores se reuniram e montaram estratégias para simular as provas do Exame”, conta a gestora Raimunda Fortaleza.

Para a professora de língua portuguesa, Fabiane Holanda, o Enem é mais uma oportunidade do aluno se preparar para o vestibular. "O principal objetivo do exame não é facilitar para o estudante entrar na faculdade, mas sim fazer um diagnóstico do seu conhecimento. Por meio dele o aluno pode desenvolver o que aprendeu dentro da escola. É uma outra forma dele se sentir preparado para o vestibular. O Enem é uma ferramenta importante para o auxílio e conhecimento do aluno", explica.

A aluna do 3° ano do ensino médio, Débora Cirqueira Vieira, 18 anos, diz que o esforço dos professores em repassar todo o conteúdo, com dicas e macetes motiva a estudar mais e mais para as provas. “Há meses venho estudando em casa para o Enem e para o vestibular. Com a ajuda dos professores em sala de aula podemos tirar as dúvidas e trabalhar as habilidades mais cobradas”, conta a estudante.

Cartão de confirmação

Os inscritos também receberão em casa o cartão de confirmação de inscrição com o local, data e hora da prova. No cartão constará o número de inscrição, a senha de acesso aos resultados individuais, o formulário do questionário socioeconômico e o Manual do Inscrito, do Enem 2008. Este manual também está disponível na página eletrônica do Inep.

Está disponível a consulta aos locais de aplicação do Enem 2008, na página www.enem.inep.gov.br/consulta . Não será permitida a mudança do local de prova. A prova será aplicada no dia 31 de agosto, às 13h (horário de Brasília) e terá duração de cinco horas.

Além da consulta pela Internet e do recebimento do Cartão de Confirmação em casa, o participante tem outras alternativas para saber qual será seu local de prova: aqueles que se inscreveram pelos Correios, que são os que concluíram o Ensino Médio em anos anteriores, devem procurar a agência onde fizeram a inscrição. Já os que estão concluindo o Ensino Médio este ano poderão saber de seu local de prova na própria escola em que estiverem matriculados. Outra alternativa, é entrar em contato com o programa Fala, Brasil, do Ministério da Educação, pelo telefone 0800 61 61 61.

O Enem será aplicado em mais de 1.400 municípios no dia 31 de agosto, às 13h.

Enem

O exame, que é de caráter voluntário, terá 63 questões objetivas de múltipla escolha, que abrangerão várias áreas de conhecimento, além de uma proposta para a redação. O estudante terá cinco horas para a realização da prova.

Em 2007, cerca de 3 milhões de alunos se inscreveram no exame, sendo que no Tocantins foram 24 mil inscritos. O Enem serve de seleção para distribuição de bolsas do ProUni - Programa Universidade para Todos. Os resultados também são utilizados nos processos seletivos de quase 500 Instituições de ensino superior.

 

Fonte: Secom