Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Desde o último sábado, 30 de agosto, os comícios realizados no município de Colinas pelo candidato petista, José Santana Neto, da Coligação Força Popular, contam com um estilo mais democrático e popular. O petista criou em seus comícios o Santana Responde, que é uma forma de participação da comunidade, na qual o eleitor que acompanha as reuniões políticas, preenche um formulário com seu nome, telefone, endereço e uma pergunta ao candidato a prefeito.

Em seguida, a pergunta é depositada na Urna 13. Após o discurso da vice da coligação, professora Raimundinha, a Urna 13 é levada até o palanque e cinco pessoas da comunidade sorteiam uma pergunta para que José Santana responda naquele momento. As demais perguntas feitas ao candidato são colocadas no site do candidato, além, do cidadão receber em casa a resposta.

Para José Santana, a inovação da participação popular nos comícios busca sanar as dúvidas da comunidade em relação aos projetos e ações do candidato. “Nossa candidatura é democrática, por isso, todos possuem a liberdade de esclarecer suas dúvidas. Nossa obrigação é responder e informar ao nosso povo os projetos que temos”, disse.

No primeiro dia em que o Santana Responde foi realizado mais de 30 formulários foram depositados na urna 13. Vários destes continham a mesma pergunta. Além dos comícios, o sistema Santana Responde também começa a ser utilizado no programa de rádio da Coligação Força Popular. Para participar com uma pergunta no horário da propaganda eleitoral o eleitor envia uma mensagem ao Fale com Santana do site do candidato.

Em Colinas o horário eleitoral gratuito é feito através do programa de rádio.

 

Umberto Salvador Coelho

Da redação com informação da assessoria do candidato