Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Fernando Alves

O candidato da Coligação Força do Povo, Raul Filho, visitou na manhã desta quinta-feira, 11, a empresa Expresso Miracema, localizada no Setor Bela Vista, região Sul da Palmas, onde, anunciou a segunda etapa de mudanças estruturais e operacionais que vão revolucionar o sistema de transporte coletivo de Palmas.

De acordo com Raul, já foram enviados ao Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e ao Banco Interamericano (BIRD), através do Ministério das Cidades, projetos que vão garantir a implantação do corredor estrutural na Avenida Theotônio Segurado: "a implantação de estações de passageiros e de linhas exclusivas para ônibus na Avenida Theotônio Segurado vão proporcionar um transporte mais rápido, seguro e humanizado" – garantiu Raul Filho.

Conforto e segurança

Está prevista no projeto, a construção de vias com pavimento rígido, resistente ao alto fluxo de ônibus; drenagem para evitar inundações em tempo chuvoso; iluminação pública para garantir segurança e visibilidade; paisagismo; faixas de pedestres elevadas e toda a sinalização horizontal e vertical necessária.

Estão contempladas ainda, a revitalização do entorno das estações com paisagismo e calçadas, além da construção de uma ciclovia bidirecional, garantindo a mobilidade e a segurança dos pedestres e ciclistas: "para maior conforto dos usuários do transporte coletivo, as estações de integração vão ter guichês para a venda de créditos e de passaporte urbano, bebedouros, telefones públicos e câmeras de segurança" – anunciou Raul Filho.

Melhorias incontestáveis

O diretor-presidente, José Antônio Silva Júnior (Toninho), destacou, vários pontos positivos nas mudanças implantadas por Raul Filho para melhorar e baratear os custos do transporte público em Palmas.

De acordo com Toninho, depois de implantação da integração de linhas, o sistema de transporte começou a operar com 16% a mais de usuários, ou seja, antes eram cerca de 32 mil usuários e agora são quase 52 mil pessoas que utilizam o transporte público. Bonifácio acrescentou ainda que, com a integração, houve uma redução em 30% da quilometragem rodada que passou de 1,350 milhões de km, para 950 mil km/mês, com 150 ônibus circulando pelas vias de Palmas.

O diretor parabenizou Raul pela implantação do sistema de bilhetagem eletrônica, o que cerca de 60% das cidades brasileiras que têm mais de 100 mil habitantes ainda não implantaram e sofrem com diversos problemas: "posso citar como exemplo, a cidade de Salvador, na Bahia, já faz 11 anos que tenta implantar a bilhetagem eletrônica e ainda não conseguiu", destacou.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Força do Povo