A entrega de 11 das 21 escavadeiras hidráulicas feita nesta segunda-feira, 6, pelo governador Marcelo Miranda ao Dertins - Departamento de Estradas de Rodagem do Tocantins é uma das ações para reduzir os problemas causados pela estiagem na região sudeste do Estado.
As máquinas serão utilizadas na abertura de cacimbas, barragens e poços artesianos nos 16 municípios afetados, destes, oito estão em situação de emergência pela escassez de água. Arraias, Paranã, Ponte Alta do Bom Jesus, Dianópolis, Conceição, Novo Jardim, Taguatinga e Porto Alegre. Em todos as cidades somam-se 15 mil pessoas afetadas diretamente.
A estiagem tem castigado mais a zona rural, causando prejuízos à agricultura e pecuária. A população da região, que já foi atendida pelo governo do estado com carros pipas e 2.500 cestas básicas depois de decretado estado de emergência, agora vê a possibilidade de reverter o problema do abastecimento. “Estamos passando por um momento diferenciado no sudeste, essa é uma oportunidade de tirar as pessoas da dificuldade, de minimizar a dor daquelas que estão realmente necessitados”, disse o governador Marcelo Miranda.
As máquinas, que ficarão sob a responsabilidade da regional do Dertins de Dianópolis foram adquiridas pelo governo do estado com recursos próprios, em sistema de locação, com opção de compra futura.
Estavam presentes na solenidade de entrega das máquinas o vice governador Paulo Sidnei, o deputado estadual José Viana, todo secretariado e colaboradores do órgão.