Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação/Naturatins

Foto: Divulgação/Naturatins

Após denúncia anônima, fiscais da Unidade Regional do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins em Araguatins, Norte do Estado, coibiram o comércio ilegal de carvão vegetal de coco babaçu inteiro ou in natura na região.

No sábado, 18, foram apreendidos 50 m³ de carvão em uma propriedade rural do município de Buriti do Tocantins. Não foi lavrada multa, pois o responsável pela carga não foi identificado.

Já na quinta-feira, 16, no mesmo município, o trabalho resultou no recolhimento de 900 sacos do produto, totalizando 64,28 m³. O carvão seria destinado a abastecer siderúrgicas em Marabá (PA) e estava armazenado em um lote no Projeto de Assentamento Boa Sorte. O proprietário do carvão foi autuado e multado em R$ 19.284,00. O produto, após ser apreendido, foi encaminhado para o pátio da Escola Agrotécnica Federal de Araguatins.

Expoatins

Desta segunda-feira, 20, até domingo, 26, técnicos da Unidade Regional do Naturatins de Araguatins estarão presentes na 9ª Expoatins – Exposição Agropecuária de Araguatins. No estande do órgão, serão prestadas informações sobre licenciamento ambiental, riscos das queimadas (com exibição de vídeos), mudanças climáticas, conservação dos recursos hídricos, entre outros temas ambientais.

 

Fonte: Secom