Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Às vésperas de completar dez anos de existência, a Adapec – Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins – realizará o Fonesa - Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária. A abertura do evento ocorrerá no auditório do Palácio Araguaia, na praça dos Girassóis, em Palmas, a partir das 8h, na próxima quinta-feira, dia 30, e deve contar com a presença do Governador do Estado, Marcelo Miranda.

O Fonesa ocorre pela primeira vez no Tocantins e terá a participação de representantes de vários estados do Brasil, como São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Maranhão. Este ano, já foram realizadas reuniões do Fonesa em Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Brasília (DF).

Segundo o presidente da Adapec, Humberto Camêlo, o Fórum tem como principal finalidade promover a permanente articulação entre os órgãos de defesa agropecuária e por esse motivo é um grande orgulho para o Tocantins promovê-lo. "O objetivo dessa confluência é o desenvolvimento harmômico e integrado das ações de sanidade animal, vegetal e inspeção higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos. Todo o país ganha com isso", explica Camêlo.

São conquistas do Fonesa, o fortalecimento dos circuitos pecuários, unificação do calendário de vacinação contra febre aftosa, estudo para retirada gradual da vacina antiaftosa, além da intensificação da fiscalização (com participação de vários estados, inclusive Tocantins) nas cidades do Mato Grosso, que fazem divisa com a Bolívia, na ocasião do foco de aftosa naquele país.

Pauta

Na pauta de discussão do Fonesa na área vegetal, estarão as tabelas de trânsito de citros e a criação do Manual Harmonizado de Procedimentos Fiscais para o Trânsito Interestadual. Já na área animal, será discutida a padronização das campanhas de vacinação contra a febre aftosa, vigilância sanitária nas granjas avícolas com 10% de mortalidade e proposição de um novo formato para a certificação de propriedade com bovinos.

 

Fonte: Adapec